sábado, 19 de março de 2011

OS PRIMEIROS POVOS DA AMÉRICA


Col. Est. Dep. Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:    1° Ano 
Disciplina:   História

Capítulo 4 – “Os primeiros povos da América” (Pg. 34)

·        Ocupação
A principal hipótese diz que a ocupação da América se deu com a vinda de grupos provenientes do norte da Ásia que, aproximadamente entre 12 mil e 20 mil anos atrás, atravessaram o estreito de Bering. Em razão da glaciação, o nível das águas do mar havia baixado, formando uma ponte de terra e gelo entre a Ásia e a América.
Outra hipótese é a de que os primeiros homens e mulheres chegaram à América atravessando o oceano Pacífico, vindos da Ásia e da Oceania.
Niede Guidon, arquóloga brasileira, discorda quanto à época da travessia. Segundo essas pesquisas, as primeiras travessias teriam ocorrido entre 40 mil e 70 mil anos atrás. Niéde Guidon acredita que o ser humano chegou à América por diferentes vias de acesso.

·        Principais sítios arqueológicos brasileiros
Os principais sítios arqueológicos do Brasil ficam no litoral da região sul do país, litoral sul do estado de São Paulo, norte do estado do Rlio de Janeiro e parte do interior do Piauí e de Minas Gerais.

·        Os povos sambaquis
Eram seminômades que por volta de 6 mil anos atrás, habitavam parte do litoral brasileiro (dos atuais estados do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul). Suas características culturais eram ligadas ao ambiente litorâneo. Formavam aldeias com 100 a 150 habitantes, viviam da coleta, da caça e principalmente da pesca. Utilizavam instrumentos feitos de pedra e osso, dominavam o fogo, assavam os alimentos e os dividiam entre os membros do grupo. Enterravam os mortos nos sambaquis (montes feitos com conchas de moluscos e restos de outros animais), o que indica uma provável preocupação religiosa com a morte.

·        Os povos tupis
Foram encontrados no Brasil pelos portugueses, no século XVI. Ocupavam as áreas litorâneas, partes do interior, acompanhando o curso dos rios.
Desenvolveram embarcações, eram bons pescadores e praticavam a agricultura de subsistência. Cultivavam mandioca, milho, batata-doce, feijão, amendoim, tabaco, abóbora, algodão, pimenta, abacaxi, mamão, erva-mate, guaraná etc. Para preparar o solo usavam o sistema da coivara (com  machados derrubavam a mata e faziam uma clareira).
Mesmo sendo agricultores , os povos tupis não constituíam povos fixos. e permanentes. Deslocavam para outra região quando o solo empobrecia, a  caça ficava escassa, disputas internas entre grupos rivais ou morte de um chefe.
Possuíam uma unidade lingüística e cultural mas não formavam uma sociedade única. Constituíam tribos rivais (tupinambás, tupiniquins, guaranis, caetés, potiguares etc.). A guerra, o cativeiro e o sacrifício dos prisioneiros constituíam uma das bases das relações entre as aldeias.

Fonte Bibliográfica:
COTRIM, Gilberto, História Global – Brasil e Geral, volume único, 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005.