sexta-feira, 1 de abril de 2011

POVOS DA MESOPOTÂMIA

Col. Est. Dep. Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:    1° Ano 
Disciplina:   História

Capítulo 5 – Povos da Mesopotâmia (Pg. 40)

·       Os primeiros povos
O nome Mesopotâmia, significa “terra entre rios”, foi atribuído à região pelos antigos gregos, dada a sua localização entre os rios Tigre e Eufrates. Atualmente, na maior parte da área da antiga Mesopotâmia localiza-se o Iraque, onde existem mais de 10 mil sítios arqueológicos.
Na região mesopotâmica viveram diferentes povos: sumérios , acádios, babilônios, assírios e caldeus, entre outros. Viviam se confrontando, eram nômades e seminômades, das montanhas ou do deserto. Atacavam as populações das planícies de terras férteis.

·       A revolução agropastoril
O desenvolvimento da agricultura e da pecuária foi modificando a forma como os grupos humanos se organizavam. Como alguns deles começaram a controlar a produção de alimentos, permaneciam mais tempo nos lugares que ocupavam, passando a formar idéias agrícolas e pastoris.
O aumento da produção agrícola e pastoril possibilitou o aumento da população das aldeias, tornando necessárias novas formas de organização do trabalho, da justiça, da religião, da segurança dos habitantes e da proteção dos bens econômicos, que explicam o surgimento das cidades.
Nestas cidades surgiram construções como: casas, ruas, templos e palácios. Os zigurates eram formados por vários andares, cada um menor que o inferior. (Torre de Babel). Outra construção famosa dos povos da Mesopotâmia foram os Jardins Suspensos da Babilônia que constituíam um grande conjunto arquitetônico construído por determinação do rei Nabucodonosor.

·       O rei e os sacerdotes
O rei e os sacerdotes exerciam funções semelhantes. O poder político e o poder religioso eram interligados. Os sacerdotes, além das funções religiosas, controlavam a economia dos templos e exerciam muita influência política. O rei, controlando o palácio e sua corte (funcionários), exercia o poder político e econômico, ampliado em função do crescimento das cidades e do desenvolvimento das atividades urbanas. Além disso, o poder do rei era considerado de origem divina, o que também lhe assegurava liderança religiosa.
        Um das hipóteses para o surgimento da figura do rei e a sua aquisição de poderes é a de que, no início as cidades eram constantemente ameaçadas por invasores surgindo a necessidade de organizar uma defesa. Para isso foi necessário escolher um comandante para organizar as tropas. Ele também tinha funções sacerdotais e, com o tempo, esse comandante e sacerdote ampliou seu poderes e tornou-se uma autoridade permanente.

·       Os Assírios
Os povos da Mesopotâmia, responsáveis pela criação dos primeiros exércitos permanentes do mundo, foram os assírios.
Naquela época,outro invento que representou uma revolução na locomoção terrestre, foi a roda. Ela contribuiu para acelerar as comunicações

·       Cidades Estado
Era a forma de organização política das cidades da Mesopotâmia, que jamais chegaram a formar um reino único, embora, em diferentes épocas, cidades mais poderosas tenham imposto seu domínio sobre as outras. Os povos da mesopotâmicos também se organizaram em grandes impérios unificados, como o Império formado sob o governo do rei babilônio Hamurabi, por volta de 1763 a.C.

·       A escrita
As primeiras formas de escrita eram representadas por desenhos figurativos (pictográficos) do objeto representado, utilizados como forma de registro da contabilidade dos templos (relação de produtos devidos aos deuses e as transações feitos pelos sacerdotes). Posteriormente, os sinais passaram a significar idéias (escrita ideográfica). Finalmente, passaram a representar sons da fala humana: eram impressos em argila com estilete na forma de cunha (escrita cuneiforme). A escrita tornou possível, além da contabilidade dos templos, o registro de textos de todo tipo, incluindo a sistematização de histórias – o que, antes, só era realizado oralmente.

·       Hamurabi
Foi um rei da Babilônia, no século XVIII a.C.,  que criou um código de leis(Código de Hamurábi) onde reafirmou a importância da função do rei como ordenador da vida social.
O Código de Hamurábi foi uma reunião de normas sobre transgressões cometidas; ele não apresentava definição para os crimes, mas descrevia casos específicos que seriam usados como padrão a ser aplicado em situações semelhantes. A pena era estabelecida proporcionalmente ao crime praticado, o que ficou conhecido como princípio de talião. Por exemplo: se alguém arrancasse os dentes de outro, os seus dentes seriam arrancados. A pena também poderia ser paga na forma de recompensa econômica.

Fonte Bibliográfica:
COTRIM, Gilberto, História Global – Brasil e Geral, volume único, 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

Vejam os vídeos do Telecurso aqui:

POVOS DA MESOPOTÂMIA - VÍDEO AULA 1


 POVOS DA MESOPOTÂMIA - VÍDEO AULA 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.