segunda-feira, 24 de maio de 2010

Geopolítica e economia do período pós-Segunda Guerra

Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo
Série: 2º Ano – Ensino Médio - Matutino
Disciplina: Geografia

Geopolítica e economia do período pós-Segunda Guerra

• Guerra Fria

Período de grandes transformações econômicas geopolíticas. Consolidou-se a hegemonia norte-americana no bloco capitalista. Derrota das Forças do Eixo (Alemanha, Japão e Itália). Houve o enfraquecimento econômico, militar e político do Reino Unido e França. Também aconteceu a expansão do território e área de influência da URSS. Este período iniciou logo após o final da 2ª Guerra Mundial e foi até o final da década de 1980.

• BIRD e FMI

BIRD – Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial). Controlado pela potência hegemônica. Inicialmente caberia financiar a reconstrução dos países devastados pela guerra e posteriormente o financiamento à longo prazo de projetos visando ao desenvolvimento dos países membros.

FMI - Fundo Monetário Internacional. Caberá zelar pela estabilidade financeira mundial, inclusive garantindo empréstimos à curto prazo a esses países quando estivessem com dificuldade para fechar seu balanço de pagamentos. Zelaria pela estabilidade nas taxas de câmbio e pela paridade e conversibilidade das moedas dos países membros, sempre tendo o dólar como padrão de referência.

Estes bancos deveriam se encarregar da reconstrução do Bloco Capitalista, garantindo crescimento e evitando novas crises. Mas o que garantiu esses fatores foi o acirramento das tensões da Guerra Fria. Os países beneficiados foram: Reino Unido, França, Alemanha, Japão e Itália).


• Plano Marshall e Doutrina Truman

Doutrina Truman – O Presidente norte americano Harry Truman (1884-1972) em 11/03/1947, sugere concessões de créditos para sustentar governos pro-ocidentais (Grécia e Turquia), com o objetivo geopolítico de contenção do socialismo, criando alianças militares, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para isolar a URSS.

Plano Marshall – Secretário de Estado norte-americano George C. Marshall, idealizou plano de ajuda econômica para acelerar a recuperação dos países da Europa Ocidental, visando consolidar as economias capitalistas, para frear a influência comunista e recuperar mercados para produtos norte-americanos.


• ONU

Foi criada com o objetivo de preservar a paz e a segurança no mundo, além de promover a cooperação internacional para resolver questões econômicas, sociais, culturais e humanitárias. Representantes de 51 países, reunidos na Conferência de San Francisco (Estados Unidos), em 1945, aprovaram uma Carta de Princípios, composta por 111 artigos. O documento deveria orientar as ações da entidade no mundo do pós-guerra. Sediada em Nova York, a ONU substituiu a Liga das Nações, criada após a Primeira Guerra Mundial. Atualmente conta com vários órgãos, dos quais os mais importantes são a Assembléia Geral e o Conselho de Segurança. A Assembléia Geral congrega as delegações dos países-membros (191 em 2003). Faz uma reunião por ano (pode haver, entretanto, sessões de emergência), mas não decide sobre questões de segurança e cooperação internacional, apenas faz recomendações.


• Conflito Leste X Oeste

A Guerra Fria dividiu o mundo em blocos geopolíticos e ideológicos rivais: o bloco ocidental compreendia os países capitalistas alinhados aos Estados Unidos, e o bloco Oriental, os socialista, alinhados a União Soviética. Conflito marcado pelo antagonismo geopolítico-militar e pela propaganda ideológica, já que cada um tentava disseminar seus valores e visões de mundo.


• Conflito Norte X Sul

É de natureza essencialmente econômica. O aspecto socioeconômico é uma das formas utilizadas atualmente para a regionalização do planeta, embora seja uma maneira bastante genérica e simplificadora. Por esse aspecto, divide-se o mundo em países desenvolvidos, designados como países do “Norte”, e subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, os do “Sul”. A oposição “Norte” rico ou desenvolvido e “Sul” pobre ou subdesenvolvido é bastante esquemática. Cada vez mais o “Sul” aparece dentro do próprio “Norte”, em conseqüência do aprofundamento das desigualdades sociais e do aumento da imigração.


• Símbolos da Guerra Fria

- Muro de Berlim
- Pacto de Varsóvia
- Império Soviético – URSS
- OTAN


• Ordem Unipolar

Os países economicamente mais poderosos do mundo atualmente são os Estados Unidos, o Japão, a Alemanha e a China, com destaque para o primeiro que cresceu ininterruptamente durante a década de 1990, reforçando sua hegemonia. Por isso vivemos num mundo unipolar. Esta tese ganhou força após os ataques de 11 de setembro de 2001, episódio q e levou os Estados Unidos à Guerra no Afeganistão em 2002, com o objetivo de capturar Osama Bin Laden e destruir as bases da Organização AL Qaeda naquele país e em seguida, em 2003, à guerra contra o Iraque para depor Sadan Hussein. Esta última guerra, na realidade uma invasão nos moldes do antigo imperialismo, ocorreu sem a legitimação da ONU, reforçando o unilateralismo norte-americano.


• Migrações em massa “Norte e o Sul”

Fenômeno preocupante por causa de suas dimensões sociais, econômicas, culturais e geopolíticas. Milhões de pessoas a cada ano, estão saindo de seus países em conseqüência de desemprego, dos baixos salários, da fome e da miséria, aliados ao crescimento populacional nos países subdesenvolvidos, as perseguições políticas e violações dos direitos humanos, comuns em muitos países, e as várias guerras que ocorrem no mundo.

O problema é estrutural resultante da desigualdade entre “Norte e o Sul”, a solução seria complexa e exigiria a instauração de uma ordem verdadeiramente nova, na qual fossem criadas condições como oportunidades de trabalho, investimentos em educação, saúde e infra-estrutura – para melhoria da qualidade de vida dos países pobres.


Fonte Bibliográfica

MOREIRA, Carlos João, SENE, Estáquio de. GEOGRAFICA, Ensino Médio, volume único, 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.