segunda-feira, 24 de maio de 2010

Representação gráfica e tecnologias modernas aplicadas a cartografia

Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo
Série: 1º Ano – Ensino Médio - Matutino
Disciplina: Geografia

Cap. 3 - REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Cap. 4 - TECNOLOGIAS MODERNAS APLICADAS À CARTOGRAFIA

• Mapa topográfico

Representa o espaço geográfico o mais próximo possível da realidade, dentro das limitações da escala. Utilizam levantamento sistemáticos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística), órgão do Governo Federal e o IGC (Instituto Geográfico e Cartográfico), órgão do Governo de São Paulo. Os mapas topográficos servem de base para os temáticos. Exemplo: Carta de Tremembé (SP) pg. 29.


• Mapa temático

Possui informações sobre determinado fenômeno ou tema do espaço geográfico: aspectos naturais (geologia, relevo, vegetação, clima, etc.) ou sociais (população, agricultura, indústrias, urbanização, etc.) A precisão planimétrica ou altimetria tem menos importância. A quantidade e a qualidade dos temas são mais importantes. Pg.28

• Importância da Cartografia Temática
Facilita a intervenção planejada porque os auxilia a compreender os temas que compõem o espaço geográfico. Esta intervenção num aspecto da realidade interfere em outro.

• Serventia de um gráfico

Estabelece a relação entre as informações da realidade que posem ser quantificadas, expressas em números. Produz no investigador ou no público em geral, uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo. Os gráficos falam mais rápido.


• Tipos de gráficos

Linha, colunas, barras, setores, polares

• Requisitos para um gráfico útil

- Simplicidade – não possuir detalhes sem importância, evitando uma análise demorada ou com erros;
- Clareza – possibilitar a interpretação dos valores do fenômeno em estudo;
- Veracidade – expressar a verdade.

• Sistema de Sensoriamento Remoto

É o conjunto de técnicas de captação e registro de imagens a distância por meio de diferentes sensores, como equipamentos fotográficos, scanners de satélites e radares. As imagens obtidas podem revelar muitos dos elementos geográficos da superfície como: florestas, ares de cultivo e cidades, e da atmosfera, como nuvens ou fumaça de incêndios florestais.


• Funcionamento do GPS

GPS – Sistema de Posicionamento Global. Desenvolvido durante a Guerra Fria pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, resultado da Corrida armamentista com a extinta União Soviética para localizar, com precisão, um objeto ou pessoa, bem como a sua velocidade se estiver movimentando;

Utiliza os satélites que cumprem órbitas fixas e estão dispostos de modo que, de qualquer ponto da superfície ou próximo a ela, é possível receber ondas de rádio de pelos 4 deles. O aparelho que recebe as ondas chama-se GPS(receptor). Calcula: coordenadas geográficas em graus, minutos e segundos e altitude.


• SIG

Sistema de Informação Geográfica – Resultado da utilização conjunta de mapas digitais, elaborados com auxílio do GPS e de bancos de dados informatizados. Permitem coletar, armazenar, processar, recuperar, correlacionar e analisar diversas informações, gerando diversos mapas e gráficos. Importante para o planejamento urbano e rural.


• Utilização do SIG

- Planejar a distribuição e calcular os custos dos serviços prestados pela prefeitura no território municipal, como a coleta do lixo;
- Planejar investimentos em obras públicas, como um novo viaduto, um hospital e avaliar seus resultados;
- Facilitar o levantamento de imóveis para cálculos e controle da arrecadação das taxas e impostos, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto Territorial Rural (ITR);
- Melhorar a qualidade sistema de transportes coletivos e do tráfego urbano.
- Cadastrar propriedades, empresas e moradores, com grande número de informações, tornando mais rápidos e eficientes os programas de atendimento.

Fonte Bibliográfica
MOREIRA, Carlos João, SENE, Estáquio de. GEOGRAFICA, Ensino Médio, volume único, 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.