quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Estados Unidos: Da Colonização à Independência

Col. Est. Dep. Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo
Série: 2º E - Noturno
Disciplina: História

Capítulo 31, pg. 284 – ESTADOS UNIDOS: DA COLONIZAÇÃO À INDEPENDÊNCIA

• Objetivo dos colonos pioneiros
     Uma das intenções desses colonos era construir sociedades autônomas, em que pudessem erguer um “novo lar”. Esse objetivo chocava-se com o projeto colonial do governo britânico

• As treze colônias
     As Treze Colônias inglesas na América do Norte, progrediram de forma diferente.
      Nas colônias do centro-norte predominava a pequena propriedade, a produção de manufaturas. Praticavam o comércio triangular (América do Norte – África – Antilhas). De uma forma geral eram mais independentes em relação a Inglaterra.
     Nas colônias do sul predominava a grande propriedade escravocrata (plantation). Cultivavam um único produto (tabaco, algodão, arroz ou anil) visando a exportação. O comércio era feito somente com a Inglaterra, consequentemente tinha mais dependência em relação à metrópole.
     Mas tanto as colônias do centro-norte quanto as do sul possuíam hábitos e sentimentos de autonomia em relação a metrópole.

• Primeiros conflitos
     Os principais fatos que desencadearam os primeiros conflitos foram:
- Concorrência dos produtos americanos contras os ingleses;
- Guerra Franco-Índia (americanos invadiram terras além dos montes Apalaches, terras francesas e dos índios);
- Guerra dos sete anos – Inglaterra contra a França, disputam territórios na América do Norte;
- Proibição feita pela Inglaterra, aos colonos americanos, de avançar além dos montes apalaches; (naquela região os índios caçavam e forneciam peles de marta e bisão aos ingleses). Além disso também existia a exploração do oeste americano pelas companhias inglesas.

• Leis para aumentar o controle
     Para aumentar o se controle sobre as colônias, a Inglaterra criou várias leis:
- Lei do Açúcar (1764) – proibia a importação de rum e cobrava taxas sobre a importação de açúcar (melaço) que não viesse das Antilhas britânicas.
- Lei do Selo (1765) – cobrava uma taxa sobre os diferentes documentos comerciais, jornais, livros, anúncios etc.
- Lei dos alojamentos (1765) – exigia que os colonos fornecessem alojamento e alimentação às tropas inglesas que estivessem em território americano.
- Lei do Chá (1773) – concedia o monopólio de venda de chá nas colônias à Companhia das Índias Orientais.
     A reação dos colonos foi violenta: invadiram as agências postais; defenderam o pensamento “Sem representação não pode haver tributação” (idéias dos iluministas); executaram a “Festa do chá” (colonos ingleses invadiram três navios em Boston e derramaram o chá no mar). Por causa do controle da venda do chá pela Companhia das Índias Orientais.

• As leis intoleráveis
     Foram um conjunto de leis em resposta a violência dos colonos. A principal delas determinava o fechamento do Porto de Boston até que se pagassem os prejuízos do chá e julgamento dos envolvidos por tribunais ingleses.

• Primeiro Congresso Continental da Filadélfia
     Nesta reunião, mais uma vez os ideais iluministas estiveram presentes. O principal direito exercido ali foi o Direito a rebelião (quando o governo não garante ao cidadão os direitos naturais, ele tem o direito e o dever de derrubá-lo).

• A independência dos Estados Unidos
     No 2º Congresso Continental da Filadélfia em 4 de julho de 1776 foi declarada a Independência dos Estados Unidos (O principal relator foi Thomas Jefferson)

• A luta pela independência
     Os principais aliados dos colonos americanos na luta pela independência contra a Inglaterra foram: a França; a Espanha e Holanda. Todos estes países eram rivais da Inglaterra na Europa. George Washington (1732-1799) comandou a tropas americanas e foi o primeiro presidente dos Estados Unidos.

• A Constituição dos Estados Unidos (1787)
Pontos fundamentais:
     Tipo de Estado – república federativa presidencialista, ou seja, formada por estados-membros associados numa União política (federação) chefiada por um presidente.
     Cidadania – assegurado o exercício de direitos políticos e civis (liberdade de expressão, de imprensa, de crença religiosa e de reunião, a inviolabilidade do domicílio e o direito a julgamento (ninguém poder ser preso sem o devido processo judicial)
     Tripartição dos poderes – Executivo (administração, Legislativo (criação das leis) e Judiciário (aplicação da justiça)
     Em 1787 ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos da América. Ela até hoje é a mesma com poucas modificações. De acordo com esta constituição os três poderes, executivo, legislativo e judiciário eram exercidos da seguinte maneira: Executivo – exercido pelo Presidente, através de uma mandato de 4 anos, eleito indiretamente por delegados que formavam o colégio eleitoral; Legislativo – exercido por 2 câmaras: Câmara dos Representantes e Câmara do Senado; Judiciário – no âmbito federal era exercido pela Suprema Corte.

• Os índios, os africanos e as mulheres na nova constituição
     A situação dos índios, dos africanos e das mulheres não mudou muito com a nova constituição.
     Os índios tiveram suas terras invadidas. Os africanos ainda foram escravos por mais de 100 anos e as mulheres tiveram que lutar muito para conquistar seus direitos.

• Repercussão da independência dos Estados Unidos no resto do continente americano
     Serviu de exemplo para os outros países também buscarem sua independência através dos princípios iluministas. Também serviu de exemplo para os franceses, pois perceberam que podiam lutar contra o seu rei absolutista. Contribuiu então para a Revolução Francesa.

Fonte:
COTRIM, Gilberto. História Global - Brasil e Geral: 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
• Questões
1) Qual o objetivo inicial dos primeiros colonos na América do Norte?
2) As treze colônias inglesas na América progrediram de forma diferente. Identifique e diferencie como foi o desenvolvimento das colônias centro-norte e as do sul:
3) Quais os principais fatos que iniciaram os desentendimentos entre os ingleses e americanos?
4) Para aumentar o seu controle, a Inglaterra tomou a decisão de criar várias leis. Escreva sobre elas. Como foi a reação dos colonos americanos?
5) O que foram as leis intoleráveis?
6) No primeiro Congresso Continental da Filadélfia, mais uma vez as idéias iluministas se fizeram presentes. Qual o direito foi exercido ali?
7) Onde e quando foi declarada a Independência dos Estados Unidos da América?
8) Quem foram os principais aliados dos colonos americanos na luta pela independência contra a Inglaterra?
9) Em 1787 ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos da América. É a mesma até hoje, com poucas modificações. Quais eram os seus pontos fundamentais?
10) De acordo com esta Constituição como eram exercidos os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário?
11) Como ficou a situação dos índios, dos africanos e das mulheres de acordo com a nova Constituição?
12) Qual a repercussão da independência dos Estados Unidos na América no resto do continente e na Europa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.