quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A Revolução Industrial

Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo
Série: 2º E - NOTURNO
Disciplina: História

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

• A Revolução Industrial
     Foram mudanças radicais no modo de viver e de produzir mercadorias, iniciadas na segunda metade do século XVIII.
    Por causa das grandes navegações, da colonização da América e do aumento da população na Europa, houve um aumento na procura por produtos europeus.
    Os comerciantes, então, resolveram produzir suas próprias mercadorias. Forneciam a matéria prima e pagavam os trabalhadores
     Os trabalhadores reuniam-se num galpão e trabalhavam em tarefas manuais. Cada um executava uma tarefa que correspondia a uma fase da produção daquela mercadoria. Este processo foi chamado de manufatura. Neste processo o trabalhador perde a noção do valor do seu trabalho, pois deixa de produzir a mercadoria como um todo

• A Inglaterra foi a primeira
     Algumas condições favoreceram para que a Revolução Industrial começasse na Inglaterra. Podemos citar:
- Capitais acumulados pela burguesia com o comércio internacional e com a pirataria nas costas dos continentes descobertos (Ásia, África e América).
- Mão-de-obra farta e barata;
- Existência de ricas minas de carvão e ferro;
- Força do Protestantismo calvinista (não condenava o lucro e pregava a vida para o trabalho)
- Posição Geográfica.

• As máquinas
     A primeira indústria a se desenvolver foi a de algodão. Os fatores que favoreceram foram:
1) Grande procura por tecidos no mundo inteiro;
2) O algodão vindo do oriente, dos Estados Unidos e do Brasil era barato.
     Como as máquinas de fiar tradicionais produziam poucos fios, os capitalistas ingleses incentivaram a invenção de outras máquinas. Surgiu então a Water-frame. Era uma máquina que produzia muitos fios, porém eram grosso.
     Em seguida pra aproveitar a grande quantidade de fios foi inventado o tear mecânico.
     Outro invento do de grande importância foi a máquina a vapor. Com isso surgiu o barco a vapor (facilitou o transporte de pessoas e de mercadorias) e a locomotiva (atingiu 45 Km/h, velocidade muito alta na época).
     O uso do vapor exigiu materiais mais resistentes, forçando o desenvolvimento da indústria metalúgica para fundição do ferro.

• As mudanças sociais
     O principal fato foi a consolidação do Capitalismo (Modo de produzir mercadorias que se baseia no trabalho assalariado e na buscado lucro.
     Surgem, então, dois novos grupos sociais:
1- Burguesia industrial: formada por donos de matérias primas, das fábricas e das máquinas.
2- Operariado urbano: formado por aqueles que trocam sua força de trabalho por um salário.

• A vida nas fábricas
     O ambiente era muito prejudicial a saúde. Não existia ventilação suficiente, pouca luminosidade, falta de refeitórios e banheiros, o ar sobrecarregado com fiapos de lã e algodão.
     Somando a estas condições o trabalhador, o trabalhador (homens, mulheres e crianças) era obrigado a cumprir de 14 a 18 horas por dia de trabalho, se não cumprisse era ameaçado com castigos.
     Por tudo isso, começaram a surgir doenças típicas da vida urbana.
     Fora das fábricas os trabalhadores viviam em casas simples, nos bairros próximos das indústrias. Os donos das fábricas, possuíam casas luxuosas em bairros afastados dos cortiços dos trabalhadores.
     Estas diferenças, em prejuízo dos trabalhadores, geraram revoltas de operários, que deram início ao longo período de lutas entre a burguesia industrial e o trabalhador assalariado.
     Neste período surgiram os primeiros sindicatos e depois vieram as leis trabalhistas que melhoraram, um pouco, a vida dos operários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.