domingo, 31 de agosto de 2014

HIDROGRAFIA

Col. Est. Deputado Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:   1º Ano – Ensino Médio  
Disciplina: Geografia  -  2014

Hidrografia

·       Rios e nascentes

Os rios se abastecem com a água da chuva ou do derretimento de neve e geleiras, tanto pela superfície quanto pelo escoamento de água através do subsolo. As nascentes formam-se quando o aqüífero ou lençol freático atinge a superfície.

·       Bacias hidrográficas

As bacias hidrográficas são constituídas pelas vertentes e pela rede de rios principais, afluentes e subafluentes, que formam sua rede hidrográfica (de drenagem). Se a drenagem se dirige ao oceano, é denominada exorréica; se a água fica retida no interior do continente, por exemplo, num lago ou num deserto, a drenagem é endorréica.

·       Assoreamento

É o preenchimento do leito de rios, lagos e mares por sedimentos de qualquer natureza. Suas principais conseqüências são o aumento das superfícies de inundação e comprometimento da navegabilidade.

·       Regime de um rio

Regime de um rio é a variação do nível das águas em seu leito. O abastecimento pode estar relacionado ao índice de chuvas e demais formas de precipitação e ao derretimento de neve ou geléias (regime pluvial, nival ou glacial, respectivamente); o regime pode ser simples, quando o abastecimento se dá por uma só forma, ou complexo, quando se conjugam duas ou três formas de abastecimento.

·       Canais fluviais

- Canal retilíneo: geralmente corre em relevos com declividade acentuada, portanto as águas escoam com grande velocidade e os desvios tendem a ser pequenos.
- Canal meandrante: meandros são as curvas dos rios; formam-se em relevos planos, onde a baixa declividade e conseqüente pequena velocidade de escoamento das águas faz com que os desvios sejam mais acentuados.
- Canais anastomosados: formam-se em relevos com presença de vários morros, colinas ou pequenas elevações que fazem os cursos d’água se dividirem e se entrelaçarem, constituindo um rio sem canal principal.
- Canais entrelaçados: formam-se em rios permeados por ilhas e barras que se originam por assoreamento do material transportado em suspensão por suas próprias águas.

·       Bacia do Rio Tocantins-Araguaia

Esta bacia drena 11% do território nacional (922 mil km2) e possui vazão média de cerca de 13 mil m3/s. No Bico do Papagaio, região que abrange parte dos estados do Tocantins, do Pará e do Maranhão, o rio Tocantins recebe seu principal afluente, o Araguaia, onde se encontra a maior ilha fluvial do mundo, a do Bananal. O rio Tocantins é utilizado para escoar parte da produção de grãos (principalmente soja) das regiões próximas a nele foi construída a usina hidrelétrica de Tucuruí, a segunda maior do país (em 2010).

·  Fonte


- Moreira, João Carlos, Eustáquio de Sene – Geografia : volume único – São Paulo: Scipione, 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.