quarta-feira, 6 de abril de 2016

REGIONALIZAÇÃO NORTE/SUL E PELO IDH - 9° ANO

Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:     9º Ano – Ensino Fundamental
Disciplina: Geografia

Regionalização Norte/Sul e Regionalização de acordo com o IDH


  • Países do Norte e países do Sul
Com o fim da bipolarização e da oposição entre capitalismo e o socialismo, as diferenças econômicas e sociais entre países ricos e países pobres tornaram-se mais evidentes.
A oposição passou a ser entre países desenvolvidos, chamados países do norte, e subdesenvolvidos, denominados países do sul.
Essa divisão, porém é simbólica, pois não considera a linha do Equador como marco divisório. Nesse caso, o Norte  e o Sul foram definidos com base nas condições econômicas e sociais dos países. Ocorre que a maior parte das regiões desenvolvidas situa-se na porção norte do planeta; e a maior parte dos territórios situados na porção sul, ainda que não exatamente ao sul do Equador, integram países subdesenvolvidos.
A imprecisão da regionalização Norte-SulEssa forma de regionalização Norte-Sul gera imprecisões na classificação dos países, pois há muitas diferenças econômicas e sociais entre eles.
Portanto para classificar um país com critérios econômicos e sociais, devemos analisar um conjunto de indicadores, como a renda per capita, os índices de violência, o desemprego, a dependência econômica e tecnológica, a parcela da população que tem acesso minimamente satisfatório a moradia, educação, nutrição e saúde.

  • Um mundo multipolar
Com o fim do socialismo e a expansão do capitalismo, as forças internacionais, antes representadas pelos Estados Unidos e pela União Soviética, modificaram-se. Países que tinham economias desenvolvidas e poderio tecnológico e militar desejavam ter mais força, poder e influência no cenário mundial, como o Japão e a Alemanha. Muitos países também passaram a se reunir em blocos multipolares, como os blocos econômicos.
Países emergentes como Brasil, a Índia e a China também vêm buscando ganhar mais força e influência no cenário mundial e crescer economicamente.

  • Regionalização de acordo com o IDH
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é muito empregado na atualidade para classificar os países quanto a seu grau de desenvolvimento..
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que avalia a qualidade de vida das pessoas em praticamente todos os países. Em sua composição consideram-se a expectativa de vida, a educação e o rendimento per capita da população.
O IDH varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1 é o índice, maior o desenvolvimento humano do país. A classificação é feita dividindo os países em quatro grandes grupos:
Ø   Desenvolvimento humano muito elevado;
Ø   Desenvolvimento humano elevado;
Ø   Desenvolvimento humano médio;
Ø   Desenvolvimento humano baixo.

  • Novos índices de desenvolvimento humano
A noção de desenvolvimento humano ficou muito associada ao IDH. Porém, esse índice representa uma interpretação simplificada do desenvolvimento humano, que deve envolver outros aspectos como liberdade política, segurança física das pessoas, igualdade de gênero e entre etnia etc.
A partir de 2010, a Organização das Nações Unidas, em seu Relatório de Desenvolvimento Humano publicado todos os anos, criou novas medidas para tentar se aproximar mais da realidade dos países avaliados. Esses índices são:
Ø   Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade (IDHAD): utiliza três componentes de avaliação do IDH, porém, ajustados a um índice de desigualdade. O IDHAD indica as desigualdades existentes entre as pessoas, pois não é toda a população que tem acesso a uma renda que garanta minimamente suas necessidades, a uma educação e a um sistema de saúde de qualidade. Como o IDH, quanto mais próximo de 1, melhor o desenvolvimento. Quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento.
Ø   Índice de Desigualdade de Gênero (IDG) – reflete a desigualdade de gênero entre homens e mulheres. Usa como indicadores a saúde reprodutiva da mulher e a comparação entre mulheres e homens referente à capacitação e à taxa de participação no mercado de trabalho. Varia de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, mais igualdade existe entre homens e mulheres. Quanto mais próximo de 1, maior é a desigualdade.
Ø   Índice de Pobreza Multidimensional (IPM): indica as privações individuais quanto à educação, à saúde e ao padrão de vida da população.

·   Fontes
Moreira, João Carlos, Eustáquio de Sene – Geografia : volume único – São Paulo: Scipione, 2005.

Projeto Araribá: geografia/ organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela editora Moderna; editor responsável Fernando Carlo Vedovate. – 3. Ed. – São Paulo: Moderna, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.