terça-feira, 24 de maio de 2016

OS CONTINENTES - 9° ANO

Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:     9º Ano – Ensino Fundamental
Disciplina: Geografia

Continentes

  • O que são os continentes?
Costumam-se reconhecer seis continentes na superfície terrestre: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. Este último, pelo fato de ser relativamente inóspito, é o único que não se encontra intensivamente ocupado e dividido em países ou Estados nacionais.
Os continentes são imensas massas sólidas na superfície terrestre, diferentes das ilhas, que são terras emersas menores.

  • Ilha ou continente?
O critério é o tamanho. Sabemos que tanto as ilhas quanto os continentes são porções de terra cercadas de água por todos os lados. As ilhas, porém, são porções de terra bem menores que os continentes.
Por convenção, os estudiosos estabeleceram que a Austrália é o menor de todos os continentes, e a Groenlândia, a maior de todas as ilhas.
A Austrália, juntamente com o conjunto de ilhas que lhe estão próximas, é um continente, a Oceania, apesar de bem menor que os demais. E praticamente todos os livros e revistas especializados consideram a Groenlândia uma ilha, apesar de grande extensão.
Portanto, todas as porções territoriais iguais ou maiores que a Austrália são continentes, e todas iguais ou menores que a Groenlândia são ilhas. É esse então o critério para separar ilhas de continentes.
  • As massas continentais
Olhando o mapa-múndi, percebemos que existem quatro grandes massas continentais ou porções territoriais na superfície da Terra.
Ø Velho mundo: formado pela Ásia, Europa e África, essa enorme massa territorial tem cerca de 85.000.000 km2, o que corresponde a 57% do total das terras emersas. Trata-se, portanto, da maior porção sólida da superfície do planeta.
Ø Novo Mundo: também chamado de Novo Continente, é formado pelo continente americano (América do Norte, América Central e América do Sul). Com uma área de aproximadamente 40.700.000 km2, corresponde mais ou menos a 28% da parte sólida da Terra.
Ø Novíssimo Mundo: conhecido também por Novíssimo Continente ou Oceania, é constituído pela Austrália e por uma série de ilhas ao seu redor: a ilha de Nova Guiné, as duas principais ilhas que formam a Nova Zelândia, a ilha da Tasmânia, as ilhas Carolinas, as ilhas Marshall, as ilhas que formam o Havaí, as ilhas Salomão, Nova Caledônia, além de muitas outras. O Novíssimo Mundo tem aproximadamente 7.700.000 km2, abrangendo mais ou menos 6% do total das terras do mundo.
Ø Continente Antártico: também conhecido por Antártida, tem cerca de 14.000.000 km2, o que equivale mais ou menos a 9% das terras do globo.
  • Origem dos continentes
Eles se originaram da evolução natural ou geológica do nosso planeta, com a divisão da superfície terrestre em partes líquidas e partes sólidas. As partes líquidas são os oceanos e os mares. As sólidas são os continentes e as ilhas.
  • A evolução dos continentes
Mil anos é um período de tempo extremamente longo para a humanidade, mas breve para a história natural do nosso planeta. Para as transformações das rochas, a configuração dos continentes, por exemplo, mil anos é um período muito curto. Esse tipo de transformação leva mais tempo; geralmente na casa dos milhões de anos.
Dessa forma, podemos perguntar: Como seriam os oceanos e os continentes há milhões de ano?
Ø Teoria da Deriva Continental: Com base em dados coletados por pesquisadores, chegou-se à conclusão de que há cerca de 220 milhões de anos todos os atuais continentes eram unidos, formando uma imensa massa territorial chamada de Pangéia. Esse enorme continente, Pangeia, com o passar do tempo começou a se romper e cada parte derivou (isto é, se moveu ou deslocou) para um lado. Esse processo durou milhões de anos e ainda continua ocorrendo, embora muito lentamente. Constatou-se, por exemplo, que a cada ano a América do Sul se afasta três centímetros da África. Esse fato deu origem à teoria da deriva dos continentes. Hoje se sabe que não são apenas os continentes que se movimentam lentamente, mas as placas tectônicas, que incluem também o fundo ou assoalho dos oceanos.
Ø Teoria das placas tectônicas: Na realidade, tanto os continentes quanto o fundo dos oceanos, isto é, as terras imersas, formam enormes placas, enormes blocos de terra chamados placas tectônicas. A litosfera, ou seja, a crosta terrestre, não é um bloco de terras único e sem divisões. Ao contrário, a camada sólida do nosso planeta é fraturada, dividida em placas tectônicas. E essas placas não permanecem fixas; elas se movimentam, embora muito lentamente. Esses movimentos geram zonas de atrito nos limites de duas placas. Nessas zonas estão as principais áreas de instabilidade tectônica do globo terrestre. Isso significa que é nelas que frequentemente ocorrem terremotos e também erupções vulcânicas.

·   Fontes


VASENTINI, J. William, VÂNIA Vlach – Projeto Teláris: Geografia – 1. Ed. – São Paulo: Ática, 2012.volume único – São Paulo: Scipione, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.