terça-feira, 24 de maio de 2016

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 2 - 3° ANO

Col. Est. Dep. Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:    3° Ano 
Disciplina:   História - 2016

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - 2
  • A Batalha de Stalingrado
Em setembro de 1942, veículos blindados do exército alemão entraram na cidade de Stalingrado (atual Volvogrado), situada às margens do rio Volga, onde seria travada uma das mais sangrentas batalhas da Segunda Guerra. Os combates ocorrem inclusive no corpo a corpo entre as ruínas das ruas, casas, fábricas e edificações. Foram mais de dois meses enfrentando uma terrível resistência soviética, sem que os nazistas conseguissem dominar a cidade por completo. Receberam, porém, ordens diretas de Hitler para não retroceder.
Os soviéticos, por sua vez, recebiam ordens diretas de Stalin de “nenhum passo para trás”. Lutaram e resistiram até poderem organizar uma reviravolta nos combates. Assim, a partir de 19 de novembro de 1942, o exército soviético iniciou uma grande contraofensiva. O resultado foi a rendição das tropas alemãs, em fevereiro de 1943.
Com a Batalha de Stalingrado, pela primeira vez na guerra, um general alemão (Friedric Paulus) e seu exército foram obrigados a se render. Acabava o mito da invencibilidade alemã.
  • O dia “D”
O Dia D (Dia da Decisão), 6 de junho de 1944, foi o dia em que as tropas aliadas desembarcaram na Normandia (França), iniciando intenso ataque contra as tropas alemãs. Depois de controlar a Normandia, as tropas aliadas foram avançando para o interior do território francês até libertar Paris, em 25 de agosto de 1944. Depois, seguiram na frente ocidental em direção a Berlim.
  • A rendição alemã
Com a chegada dos soviéticos (na frente oriental) e dos ingleses, estadunidenses e demais aliados (na frente ocidental) a Berlim, o comando nazista decidiu lutar até a morte. Com a cidade totalmente cercada, em 30 de abril, Hitler, sua mulher, Eva Braun, e Goebbels (ministro da Propaganda) se suicidaram. No dia 8 de maio de 1945, deu-se a rendição incondicional da Alemanha. Esse é considerado o Dia da Vitória na Europa.
  • O fim da guerra no Extremo Oriente
O fim da guerra no Extremo Oriente terminou com o lançamento, pelas forças armadas dos Estados Unidos, de duas bombas atômicas sobre o Japão, em Hiroshima (6 de agosto de 1945) e em Nagasaki (três dias depois), levando à rendição incondicional do Japão.
  • Consequências das explosões das bombas atômicas
As duas cidades atingidas pelas bombas atômicas foram praticamente destruídas, com a morte instantânea de cerca de 160 mil pessoas; posteriormente, milhares de pessoas morreram em consequência das doenças provocadas pelas radiações nucleares. Também houve consequências políticas: segundo alguns analistas, o uso da bomba atômica foi um crime de guerra do governo dos Estados Unidos, cujo objetivo não era apressar a rendição do Japão, mas intimidar o governo da União Soviética, marcando a força estadunidense na nova ordem internacional do pós-guerra.
  • O país que teve o maior número de combatentes mortos
Foi a União Soviética. Isso atesta o fato de que as mais terríveis batalhas da Segunda Guerra foram travadas na frente oriental europeia, ente alemães e soviéticos. Foi lá que Hitler concentrou a maior parte do exército nazista (cerca de 65%), seus melhores equipamentos militares e suas tropas de elite. Mas, apesar de menos preparados, os soviéticos compensaram a inferioridade bélica com a superioridade numérica de seus contingentes, resistindo duramente aos invasores.
  • O Tribunal de Nuremberg
Foi um tribunal militar internacional, instalado na cidade alemã de Nuremberg, entre 1945 e 1946. Nele, foram julgados mais de 20 dos principais líderes nazistas, em processos conduzidos por juízes britânicos, estadunidenses, soviéticos e franceses. Onze líderes nazistas foram condenados à morte por enforcamento, e somente três receberam absolvição. Foi durante esses julgamentos que o mundo tomou conhecimento do Holocausto.
  • O Holocausto
Foi o extermínio programado de milhões de pessoas pelo governo nazista, mantidas em campos de concentração e extermínio. Eram os “indesejáveis” do regime: judeus, eslavos, ciganos, comunistas, homossexuais e deficientes físicos e mentais, entre outros, além de alemães que colaboravam com eles.
  • As câmaras de gás nazistas
Eram os recintos mais utilizados pelos nazistas para realizar o extermínio dos prisioneiros dos campos de concentração.
As câmaras de gás eram geralmente disfarçadas como locais de banho. Os oficiais da SS diziam para as pessoas respirarem profundamente para fortalecer os pulmões e combater enfermidades e infecções.
Todas as pessoas iam nuas para as câmaras de gás, como se realmente fossem tomar banho. Embora se dissesse que nada aconteceria, num ato de sadismo, um oficial da SS aconselhava as pessoas a respirar profundamente para fortalecer os pulmões, e a maioria das pessoas compreendia o que estava acontecendo e vacilava; no entanto, todos eram obrigados a entrar, geralmente em silêncio, empurrados pelos que vinham atrás ou conduzidos pelas chicotadas dos militares da SS.

Fonte Bibliográfica:

COTRIM, Gilberto, História Global – Brasil e Geral, volume 3, 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.