terça-feira, 24 de maio de 2016

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1 - 3° ANO

Col. Est. Dep. Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:    3° Ano 
Disciplina:   História - 2016

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
  • Relações com a primeira guerra
A segunda Guerra foi, em diversos aspectos, o resultado de disputas mal resolvidas desde a Primeira Guerra Mundial. Os governos dos países vencedores tinham imposto, por meio do Tratado de Versalhes, duras condições às nações derrotadas, especialmente à Alemanha, considerada responsável pelo conflito, e os alemães sentiram-se muito humilhados. Assim que pôde, Hitler fez despertar o sentimento de revolta da população alemã, que o apoiou em suas ambições de desafiar as imposições do Tratado de Versalhes e romper o domínio internacional dos países que pertenciam ao grupo vencedor da Primeira Guerra, especialmente França e Inglaterra.
  • A política de apaziguamento
Os governos da Inglaterra e da França, apesar da política expansionista do Japão, da Itália e da Alemanha, adotaram no início uma política de apaziguamento em relação a essa política. Isto teria sido feito porque, de modo geral, os dirigentes ingleses e franceses poderiam se beneficiar da ordem internacional em vigor e pretendiam evitar um novo conflito bélico.
Além disso suas atenções continuavam dirigidas àquele que consideravam ser o grande inimigo do mundo capitalista ocidental: o socialismo da União Soviética.
  • Os principais acontecimentos
A política expansionista de Japão, Itália e Alemanha foi marcada por invasões e conquistas de territórios, na formação de seus impérios. O Japão invadiu a Manchúria (1931) e lançou-se em guerra contra a China (1937), que a apoiava. A Itália invadiu e ocupou a Etiópia (1936) e anexou a Albânia (1939). A Alemanha, defendendo a ideia do espaço vital, ocupou a Renânia (1936), área de fronteira entre a França e a Alemanha, desmilitarizada pelo Tratado de Versalhes, anexou a Áustria (1938) e em seguida reivindicou a região dos Sudetos, na Tchecoslováquia.
  • O pacto de não agressão entre a União Soviética e a Alemanha
Em agosto de 1939, representantes dos governos da União Soviética stalinista e da Alemanha nazista – inimigos ideológicos – assinaram um pacto de não agressão mútua. Não se sabia que eles também tinham acertado, secretamente, a divisão da Polônia e de outros países da região entre as duas potências.
Pouco tempo depois, em 1° de setembro de 1939, tropas alemãs invadiram o território polonês pelo oeste, sendo seguidas pelas tropas russas, que, em 17 de setembro de 1939, invadiram o lado leste.
Esse pacto de não agressão foi uma enorme surpresa, já que França e Inglaterra supunham que o grande inimigo não seria a Alemanha nazista mas, sim, a União Soviética socialista. Com o acordo firmado entre as duas regiões, a Alemanha passava a ser, também, uma ameaça.
  • O estopim da guerra
Em 1° de setembro de 1939, tropas alemãs invadiram o território polonês pelo oeste, sendo seguidas pelas tropas russas, que, em 17 de setembro de 1939, invadiram o lado leste.
Dois dias depois desse ataque, os governos da Inglaterra e da França declararam guerra à Alemanha. Esse teria sido o começo da Segunda Guerra Mundial, embora o conflito ainda se restringisse a confrontos entre essas três potências. O governo da Itália mantinha-se neutro, e o Japão lutava isoladamente contra a China.
  • Principais fases da Segunda Guerra Mundial
Primeira fase (1939-1941) – marcada, principalmente, pela rápida e eficiente ofensiva alemã, com a ocupação de vários países pelas forças nazistas.
Nessa fase foram invadidas Dinamarca, Holanda, Bélgica, Noruega e França, entre 9 de abril e 14 de junho de 1940.
Segunda fase (1942-1945) – marcada pela entrada da União Soviética e, depois, dos Estados Unidos na guerra e pela “mundialização” do conflito, com a formação de dois grandes blocos de países (os que apoiavam o Eixo e os que apoiavam os Aliados). Essa fase terminou com a vitória dos Aliados.

  • O papel da Itália e do Japão na primeira fase
A Itália manteve-se neutra no início, entrando na guerra ao lado da Alemanha em junho de 1940. O Japão já lutava isoladamente na Ásia, na guerra da China, iniciada em 1937. Mas, em setembro de 1940, representantes da Alemanha e da Itália e do Japão firmaram o Pacto tripartite, oficializando a aliança entre si no conflito e a formação do eixo.
  • Acontecimentos que alteraram os rumos da Guerra, em 1941
Em 1941, ocorrem dois fatos que mudaram totalmente os rumos e a dimensão do conflito:
Invasão alemã à União Soviética – no dia 22 de junho, rompendo acordos anteriores, tropas alemãs invadiram a União Soviética, o que motivou a reação militar soviética contra os nazistas.
Ataque japonês a Pearl Harbor – no dia 7 de dezembro, pressionados pelos embargos econômico e de fornecimento de petróleo por parte do governo dos Estados Unidos, os japoneses atacaram a base militar estadunidense de Pearl Harbor, no Havaí. No dia seguinte, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a declaração de guerra contra o Japão.
  • Blocos formados durante a Segunda Guerra Mundial
Com a entrada das forças militares da União Soviética e dos Estados Unidos, a guerra ganhou proporções realmente mundiais. Foi só então que se formaram com maior clareza os dois grandes blocos antagônicos: o grupo de países que apoiavam as potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e o grupo de países que apoiavam as chamadas potências Aliadas (Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética, além de França e China. O Brasil também participou da guerra, nessa fase, ao lado dos Aliados.

Fonte Bibliográfica:

COTRIM, Gilberto, História Global – Brasil e Geral, volume 3, 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.