terça-feira, 23 de agosto de 2016

AS DUAS GRANDES GUERRAS DO SÉCULO XX - 2° ANO

Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:     2º Ano – Ensino Médio  
Disciplina: Geografia - 2016

AS DUAS GRANDES GUERRAS DO SÉCULO XX

  • A Grande Guerra de 1914-1918
As causas do início da Primeira Guerra estão relacionadas às disputas imperialistas do final do século XIX. Nas três últimas décadas deste século, as potências industriais (Grã-Bretanha, França, Holanda, Bélgica e Estados Unidos) dominaram o mundo. A Itália, a Alemanha e o Japão só iniciaram seu processo de industrialização na segunda metade do século XX e acabaram participando tardiamente da partilha imperialista. A participação desses países no processo de expansão neocolonial acirrou as disputas entre as potências.
O aprofundamento das rivalidades levou à formação de alianças militares que dividiram os países europeus em dois blocos. Em 1882, Itália, Alemanha e Áustria-Hungria formaram a Tríplice aliança e, em 1907, Grá-Bretanha, França e Rússia estabeleceram a Tríplice Entende.
Em junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro, foi assassinado em Sarajevo, capital da Bósnia, por um estudante pertencente à sociedade Mão Negra. Esse grupo era formado por nacionalistas sérvios que se opunham à presença austro-húngara nos Balcãs. O assassinato foi interpretado pelo Império Austro-Húngaro como uma agressão sérvia, tornando-se o estopim da Primeira Guerra Mundial.
A Primeira Guerra Mundial ficou conhecida como a Grande Guerra. Isto devido a sua durabilidade, seus efeitos devastadores e o envolvimento de diversas nações. Centralizado na Europa, o conflito alastrou-se por outros continentes, envolvendo as áreas coloniais. O número de nações envolvidas e a amplitude dos interesses em disputa justificam as lutas contínuas durante esse período.
A Primeira Guerra Mundial foi marcada por grande mecanização, tendo o conflito se desenrolado em terra, no mar e no ar. Aviões militares, caminhões para o abastecimento de soldados no campo e armamentos mais potentes e precisos causaram um massacre incessante e contínuo.

  • O Tratado de Versalhes
A guerra causou profundas transformações no espaço geográfico mundial no início do século XX. Os países europeus tiveram suas plantações arrasadas e houve forte retração da produção industrial, que os levou a depender basicamente dos Estados Unidos para se abastecer e se organizar economicamente.
A Alemanha, rendida no final do conflito, teve que aceitar os termos da Paz de Versalhes: o pagamento das indenizações de guerra, a renúncia a todas as suas colônias, a perda da sétima parte de seu território para outros países da Europa e a limitação das suas forças armadas.

  • A Revolução socialista
Em 1917, ainda durante a Primeira Guerra, ocorreu na Rússia a Revolução Socialista. O movimento implantou uma concepção econômica com repercussões radicais na forma de organização do espaço geográfico: houve modificação no regime de propriedade, nas formas de produção e comercialização de mercadorias e novas relações de poder foram definidas.

  • O Socialismo e o Comunismo
Embora muitas vezes usados como sinônimos, há distinção entre socialismo e comunismo. O socialismo consistiria numa fase de transição entre a sociedade capitalista e a comunista. Nessa etapa, todos os princípios da sociedade capitalista deveriam ser abolidos, e o Estado seria controlado pelo proletariado. A existência do Estado seria justificada pela necessidade de destruir as marcas deixadas pelo capitalismo e defender os trabalhadores daqueles que tivessem interesse na volta do sistema capitalista. O comunismo seria a fase final e ideal, em que o ser humano realizaria suas potencialidades nos planos individual e social. Na sociedade comunista, o Estado deixaria de existir. Marx afirmava que o Estado e suas instituições eram um instrumento de dominação de uma classe social sobre as outras, que não teria lugar no sistema comunista.

  • Capitalismo e o Socialismo implantado na URSS
No capitalismo a propriedade é privada; a sociedade é dividida em classes e prevalece a economia de mercado.
No socialismo a propriedade é estatal; a sociedade soviética é estruturada com uma camada privilegiada formada por burocratas e militares de um lado, e do outro o restante da população trabalhadora. A economia é planificada.

  • O socialismo real e o socialismo científico de Marx e Engels
O socialismo real significou o estabelecimento de um Estado forte, que controlou as atividades econômicas e desenvolveu instrumentos de controle ideológico e político da sociedade, além de ter dado ensejo ao surgimento de uma burocracia estatal da qual se originou uma nova classe dominante. O socialismo científico de Marx e Engels, num primeiro momento, pregava o estabelecimento da ditadura do proletariado como fase de transição para uma sociedade sem classes e o posterior desaparecimento do Estado.

  • A crise de 1929
As principais causas foram: o capital investido na produção não foi acompanhado pelo crescimento do mercado consumidor, gerando uma superprodução e um processo de falência generalizada, o qual, por sua vez, resultou em desemprego em massa, reduzindo ainda mais o poder de compra da população. O valor das ações na Bolsa de Nova York despencou, afetando não somente a economia dos Estados Unidos com a de todo o planeta.

  • O New Deal (Novo acordo)
Foi um programa de recuperação econômica, implantado por Roosevelt, Presidente dos Estados Unidos. Foi baseado no princípio keynesiano de que o Estado não deveria se limitar a regular as questões de ordem socioeconômica e política, mas ser também um planejador, dando diretrizes, fixando metas e estimulando setores da economia, de acordo com as necessidades. O resultado foi a participação mais efetiva do Estado no planejamento das atividades econômicas para, entre outros objetivo, aumentar a capacidade de consumo da população. Além disso, as condições financeiras dos trabalhadores foram melhoradas e seu poder de consumo foi aumentado. Assim, fazia-se frente à ameaça de expansão do socialismo.

  • A Segunda Guerra Mundial
Em1933, na Alemanha, Adolf Hitler conquistou o cargo de chanceler. Em pouco tempo, suprimiu os partidos de esquerda e os sindicatos, instaurou um a férrea censura aos meios de comunicação e rompeu com as cláusulas impostas pelo Tratado de Versalhes.
De acordo com a concepção geopolítica de Hitler, a Alemanha necessitava de espaço vital para a promoção de seu desenvolvimento econômico. Este espaço vital significava que o progresso dependeria da disponibilidade de recursos naturais, o que justificaria a anexação de territórios para garantir o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida do povo alemão. Serviu para explicar a importância da expansão alemã durante o Terceiro Reich, justificar a recuperação dos territórios habitados por população de origem germânica e ocupados por outros países por determinação do Tratado de Versalhes e expandir o domínio alemão sobre outros países europeus.
O fato que marcou o início da Segunda Guerra Mundial foi à invasão da Polônia, pela Alemanha, com o objetivo de retomar o corredor polonês e unir o país à Prússia Oriental.
O conflito envolveu dois grandes grupos: de um lado os países do Eixo, formado pela Alemanha, Itália e Japão. Do outro lado o grupo dos países Aliados, formado pela Inglaterra, França e posteriormente pelos Estados Unidos e União Soviética.
Os grandes vitoriosos da Segunda Guerra Mundial foram os EUA e a URSS. Os Estados Unidos, além de não terem sofrido nenhum aranhão em seu território (à exceção de Pearl Harbor, no Havaí), foram favorecidos pela situação de ruína dos países europeus, que passaram a depender da ajuda norte-americana para reestruturar sua economia e iniciar sua reconstrução. A União Soviética, embora tenha sofrido grande destruição e perdido mais vidas entre todos os países envolvidos na guerra, expandiu enormemente sua área de influência na Europa, passando a constituir-se como força militar com capacidade de se contrapor aos Estados Unidos.


Fontes Bibliográficas
LUCCI, Elian Alabi, SENE, BRANCO, Anselmo Lázaro, MENDONÇA, Claudio. Território e Sociedade no mundo globalizado: Geografia, Ensino Médio, volume 3: 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

MOREIRA, João Carlos, SENE, Eustáquio de – Geografia : volume único – São Paulo: Scipione, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.