terça-feira, 11 de novembro de 2014

IMPACTOS AMBIENTAIS URBANOS

Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:     1º Ano – Ensino Médio   
Disciplina: Geografia - 2014


IMPACTOS AMBIENTAIS URBANOS

  • Poluição

A poluição (do latim poluere, “sujar”) é um dos mais graves impactos ambientais do mundo contemporâneo, ocorrendo no ar, na água e no solo. Há três formas de poluição:
- Introdução de elementos num meio a que tais elementos já pertencem. Embora naturais, causam um desequilíbrio nas proporções. Por exemplo, o aumento do dióxido de carbono na atmosfera;
- Introdução de elementos naturais, mas estranhos ao meio, causando desequilíbrios. Por exemplo: derrame de petróleo no mar;
- Introdução de elementos artificiais e tóxicos num determinado meio, contaminando-o, envenenando-o e, logicamente, causando desequilíbrios. É a pior e mais comum forma de poluição. Por exemplo: o lançamento de uma série de substâncias tóxicas no ar, nas águas e no solo.

  • Poluição do ar

Poluição do ar consiste no lançamento de toneladas de gases e materiais particulados, muitos deles tóxicos, na atmosfera, tais como: monóxido de carbono, dióxido de carbono, dióxido de enxofre, óxidos de azoto, chumbo, materiais particulados etc. Os principais emissores desses poluentes são os veículos de transporte, as instalações industriais e as centrais termoelétricas.

  • Soluções para a poluição do ar e os congestionamentos

Para solucionar o problema da poluição do ar e dos congestionamentos é consenso apontar a necessidade de investimentos em transportes coletivos não poluentes como metrôs, trens e trólebus. Entretanto, ainda assim não se resolve completamente o problema, por isso em muitos lugares,  algumas cidades já estão colocando em prática, a introdução de restrições à circulação de veículos nas áreas centrais por meio da cobrança de pedágio, como em Londres, ou de sistema de rodízio, como em São Paulo.

  • Lixo nas grandes cidades

A produção de lixo nas grandes cidades é grande porque elas, particularmente as metrópoles e megalópoles, processam diariamente uma quantidade gigantesca de matéria e energia para sua subsistência, interferindo em ecossistemas muito distantes de sua malha urbana. Como formam um sistema especial, não conseguem metabolizar a enorme quantidade de resíduos que geram nesse processo, Esses resíduos vão se acumulando no ar, nas águas, no solo. Particularmente grave é o problema do lixo sólido que, se não for recolhido e tratado, vai se acumulando no solo e acarretando vários problemas para a população.


  • Tratamento do lixo sólido

O lixo hospitalar deve ser incinerado porque é altamente perigoso. O lixo inorgânico, domiciliar, comercial e industrial deve ser separado e posteriormente reciclado. Já o lixo orgânico poderia ser processado em usinas de compostagem para ser usado como fertilizante ou para a produção de gás metano, que é combustível. Poderia ainda ser incinerado, aproveitando-se a energia da queima para aquecimento, ou ser triturado e enviado pela rede de esgotos.

  • Problemas do acúmulo de lixo no solo

O acúmulo de lixo no solo, em terrenos baldios, favorece a proliferação de insetos e ratos que causam uma série de doenças. Nos lixões, produz o chorume, caldo escuro e ácido que pode contaminar o aqüífero. Além disso, em regiões pobres, há o problema social e sanitário, porque as populações miseráveis vão catar restos de comida para sua subsistência, e bugigangas para seu uso, correndo risco de contrair graves doenças.

  • A escassez da água doce e sua distribuição pelo planeta

Embora três quartos do planeta estejam cobertos de água, apenas 2,5% do total é de água doce, e, desse percentual, 69% está aprisionada em geleiras e apenas 0,3% é facilmente acessível em córregos, rios e lagos, restando, portanto, muito pouca água disponível para ser utilizada pelo homem. Além disso, sua distribuição é muito desigual na superfície terrestre. Nem sempre as reservas estão onde mais se precisa. A proporção pode variar de 1:1 000, entre um deserto e uma floresta tropical. Com o aumento da população, da industrialização e, portanto, do consumo, aliado ao aumento da poluição, cada vez mais a água torna-se um recurso escasso. Em algumas regiões já há falta crônica de água doce.

  • Poluição das águas e solução para o problema nas cidades

Poluição das águas consiste no lançamento de matéria orgânica acima da capacidade de absorção de córregos, rios e lagos, causando principalmente o fenômeno da eutrofização, que é um desequilíbrio do ecossistema aquático. Mas o caso mais grave de poluição das águas consiste no lançamento de substâncias tóxicas nos córregos, rios, lagos e mares, contaminando peixes e pessoas, muitas vezes tornando a vida nesses ecossistemas inviável. A poluição das águas é particularmente grave em grandes centros urbano-industriais devido à grande quantidade de esgotos domésticos e efluentes industriais lançados nos cursos d’água. A melhor forma de enfrentar esse problema é a coleta e tratamento dos esgotos domiciliares e industriais antes de lançá-los nos cursos d”água, ou seja, a água deve retornar limpa às suas fontes naturais.


Fonte Bibliográfica


MOREIRA, Carlos João, SENE, Estáquio de. GEOGRAFICA, Ensino Médio, volume único, 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.