terça-feira, 11 de novembro de 2014

URSS - RÚSSIA

Col. Estadual Deputado Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:    2º Ano – Ensino Médio
Disciplina: Geografia - 2014

URSS - RÚSSIA

·                            URSS
A antiga URSS possuía a economia planificada. Nesta economia a produção econômica é dirigida pelo Estado. As fábricas, o comércio e os serviços são controlados por empresas estatais. Os trabalhadores são funcionários do Estado. Nesse sistema, à produção econômica do país é planejada por um órgão central do Estado, tendo em vista as necessidades sociais consideradas relevantes por este órgão centralizador.

·                            Falência da economia burocrática
A partir da década de 1970, quando a Revolução Técnico-Científica começou a se acelerar nos países capitalistas desenvolvidos, sobretudo nos Estados Unidos, a União Soviética não conseguia acompanha-los e começou a sofrer defasagem econômica e tecnológica. Uma fatia crescente do orçamento era comprometida com a indústria bélica e aeroespacial, setores em que o país se mantinha competitivo por conta da corrida armamentista com os Estados Unidos. Entretanto, ao contrário do que acontecia nos Estados Unidos e na Europa ocidental, na União Soviética as inovações tecnológicas desenvolvidas nesses setores não migravam para as indústrias civis, dinamizando a economia e gerando novos produtos. Como a produtividade da indústria em geral e do setor de bens de consumo em particular era baixa e não acompanhava os avanços tecnológicos dos países capitalistas desenvolvidos, seu parque industrial mostrou-se incapaz de produzir bens em quantidade e qualidade suficientes para abastecer a população, gerando filas e aborrecimentos.

·                            Glasnost e perestroikca
Em 1945, Mikhail Gorbatchev tornou-se um dos principais dirigentes de União Soviética. Seu governo tentou administrar a construção de uma política livre e de uma economia mais moderna no país. Iniciou, assim, um processo de reformas voltadas para a liberalização política, conhecida como glasnot, e a reestruturação econômica, conhecida como perestroika.
Glasnot (palavra russa que significa transparência) e perestroika (expressão russa que significa reestruturação, reconstrução, em referência a um conjunto de reformas político-econômicas) foram medidas adotadas pelo governo de Gorbachev com o objetivo de promover a liberalização do regime soviético, tanto do ponto de vista político (liberdades individuais de ação e expressão) como do econômico, aproximando-se da economia de mercado, característica do capitalismo”.

O fim da URSS
Em agostos de 1991, um golpe chegou a depor Gorbatchev, que voltou ao governo devido à resistência dos reformistas e liberais. Teve prosseguimento um movimento das organizações políticas por autonomia e poder das repúblicas soviéticas, levando ao desmembramento da União Soviética e à criação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), congregando várias repúblicas (Rússia, Ucrânia, Armênia etc.). Gorbatchev reconheceu o fim da União Soviética e renunciou ao cargo de presidente, em 25 de dezembro de 1991.

·                            A indústria russa
As principais concentrações industriais na Rússia localizam-se na região de Moscou, capital do país, onde está o maior mercado consumidor e a maior concentração de mão de obra, com predominância de indústrias de bens de consumo, e na região dos Montes Urais, em razão da grande disponibilidade de recursos minerais, com predominância de indústrias de bens intermediários. Há concentrações industriais de bens intermediários. Há concentrações industriais menores na Sibéria Ocidental, como na região de Kuzbass, associadas à disponibilidade de recursos minerais e fósseis.

·                            As empresas da Rússia
Depois de um período de profunda crise, com a retomada do crescimento econômico surgiram grandes corporações russas de capital aberto, isto é, com ações cotadas na Bolsa de Valores de Moscou. É o caso da Gasprom (principal produtora de gás natural do planeta, maior empresa russa e 15ª na lista da Fortune Global 500 2012), da Lukoil e da Rosnet Oil, ambas também listadas naquela pesquisa. Essas três empresas são responsáveis por extrair petróleo e gás natural em diversos pontos do território russo e também no exterior. Não é por acaso que as maiores corporações russas sejam do setor energético: como vimos, o petróleo e o gás são duas das maiores riquezas naturais do país.


Fonte Bibliográfica

MOREIRA, Carlos João, SENE, Estáquio de. GEOGRAFICA, Ensino Médio, volume único, 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.