terça-feira, 14 de junho de 2016

FATORES E ATRIBUTOS DO CLIMA - 1° ANO

Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:     1º Ano – Ensino Médio  
Disciplina: Geografia  -  2016

Fatores e atributos do clima

·        Tempo   -   Clima
Tempo – é o estado momentâneo da atmosfera em certo local.
Clima – é conjunto de variações nas condições do tempo, em determinada região, durante um longo período (30 anos, aproximadamente).

·        Fatores climáticos e atributos ou elementos do clima  
Chamamos fatores climáticos às condições físicas de uma região ou do planeta que interferem nas condições do clima em diferentes escalas. São características que determinam o clima. São eles: latitude, altitude, massas de ar, correntes marítimas, continentalidade ou maritimidade, relevo, vegetação e urbanização.

Atributos ou elementos climáticos – temperatura, umidade e pressão atmosférica – O comportamento destes elementos é o resultado da conjugação dos fatores climáticos. Apresenta-se diferenciado nas diversas regiões do planeta, bem como, no caso da atuação das massas de ar, ao longo do ano.

  • Latitude
Quanto maior a latitude, menores serão as temperaturas médias anuais, pois maior será a inclinação com que os raios solares incidirão sobre a superfície terrestre, aumentando, consequentemente, a área a ser aquecida por uma determinada quantidade de energia. Por outro lado, quanto menor for a latitude, maiores serão as médias térmicas anuais, pois menor será a área da superfície a ser aquecida pela mesma quantidade de energia.

  • Altitude
Quanto maior a altitude, menores serão as médias térmicas anuais, porque a atmosfera se aquece por irradiação de calor absorvido. Quanto mais nos aproximamos do nível do mar, maiores serão as médias anuais de temperatura,  pois aumenta a superfície de contato da terra com a atmosfera.

  • Massas de ar
São grandes porções da atmosfera que possuem características comuns de temperatura, umidade e pressão e podem se estender por milhares de quilômetros.
De maneira geral, podemos distinguir as massas de ar da seguinte forma: Oceânicas (são massas de ar úmidas); Continentais (são massas de ar secas, embora haja também continentais úmidas, como as que se formam sobre grandes florestas); Tropicais e equatoriais (são massas de ar quentes); Temperadas e polares (são massas de ar frias).
A ação diferenciada das massas de ar ao longo do ano é um dos fatores que explicam a variação do comportamento do tempo. Por exemplo: o clima em Manaus é quente e úmido no decorrer do ano porque, na região, atuam somente massas de ar quentes e úmidas (massa equatorial continental – MEC – e massa equatorial atlântica – meã). Já na região Sul do país, o verão é quente e úmido porque, nessa estação, atua a massa tropical atlântica (mTa), que é quente e úmida. O inverno, por sua vez, é frio e úmido, características da massa polar atlântica (mPa), que atua sobre a região nessa época do ano.

  • Correntes marítimas
São grandes volumes de água que se deslocam pelo oceano, quase sempre nas mesmas direções, como se fossem longuíssimos “rios” dentro do mar. As correntes marítimas são movimentadas pela ação dos ventos e pela influência da rotação da Terra, que as desloca para oeste – no hemisfério norte as correntes circulam no sentido horário, e no hemisfério sul, anti-horário.
Diferenciam-se em temperatura, salinidade e direção das águas do entorno dos continentes. Causam forte influência no clima, principalmente porque alteram a temperatura atmosférica, e são importantes para a atividade pesqueira: em áreas de encontro de correntes quentes e frias, aumenta a disponibilidade de plâncton, que atrai cardumes porque lhes serve de alimentos.

  • Vegetação
Os diferentes tipos de cobertura vegetal – tundra, floresta tropical, campos, etc. – apresentam grande variação de densidade, o que influencia diretamente a absorção e irradiação de calor, além da umidade do ar. Numa região florestada, as árvores impedem que os raios solares incidam diretamente sobre o solo, diminuindo a absorção de calor e temperatura.

  • Relevo
É uma grande diversidade de desnivelamentos, ou seja, diferentes atitudes – desde terrenos planos até pequenas formas com poucos metros de altura ou enormes cadeias de dobramentos.
Além de estar associado à altitude, que é um fator climático, o relevo influi na temperatura e na umidade ao facilitar ou dificultar a circulação das massas de ar. Na Europa, por exemplo, as planícies existentes no centro do continente facilitam a penetração das massas de ar oceânicas (vento do oeste), provocando chuvas e reduzindo a amplitude térmica anual.

  • Atributos ou elementos do clima
Os três atributos climáticos mais importantes são a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica.
Temperatura: é a intensidade de calor existente na atmosfera proveniente do aquecimento dos diversos  elementos da superfície da Terra. 
Umidade: é a quantidade de vapor de água presente na atmosfera num determinado momento, resultado do processo de evaporação das águas da superfície terrestre e da transpiração das plantas.
A umidade relativa, expressa em porcentagem, é uma relação entre a quantidade de vapor existente na atmosfera num dado momento e a quantidade de vapor de água que essa atmosfera comporta. Quando esse limite é atingido, a atmosfera atinge seu ponto de saturação e ocorre a chuva.

  • Pressão atmosférica
É a medida da força exercida pelo peso da coluna de ar contra uma área da superfície terrestre. Quanto mais elevada a temperatura, maior a movimentação das moléculas de ar e mais elas se distanciam umas das outras – como resultado, mais baixo é o número de moléculas em cada metro cúbico de ar e menor se torna o peso do ar. Portanto, menor a pressão exercida sobre uma superfície. Inversamente, quanto menor a temperatura, maior é a pressão atmosférica.

  • Tipos de chuva
Para que ocorra precipitação de água na atmosfera, a umidade tem que passar do estado gasoso para o líquido (condensação), o que depende da redução de temperatura. A partir dessa informação, podemos classificar a chuva em três tipos:
1 – chuva de relevo ou orográfica: para ultrapassar uma forma de relevo (uma serra, por exemplo), a massa de ar ganha altitude; as temperaturas mais baixas provocam condensação do vapor de água e, consequentemente, precipitação;
2 – chuva frontal: a temperatura cai na zona de contato de uma massa de ar frio com uma massa de ar quente, ocorrendo, daí, a precipitação;
3 – chuva de convecção: nos dias quentes, o ar próximo à superfície se aquece, fica mais leve e sobe. Nas camadas superiores da atmosfera, vão se formando nuvens (vapor de água condensado) ao longo do dia. No final da tarde ou começo da noite, ocorre a precipitação.


·   Fontes
- Moreira, João Carlos, Eustáquio de Sene – Geografia : volume único – São Paulo: Scipione, 2005.
- Vasentini, José Villian – Georafia: O mundo em transição – Ensino Médio – São Paulo: Ática, 2010.

ATIVIDADES DE REVISÃO E AVALIAÇÃO DOS CADERNOS (escolha pelo menos 5)
1)            Qual a diferença entre clima e tempo?
2)  O que são os fatores climáticos? Cite pelo menos 5:
3)  Quais são atributos ou elementos do clima?  Qual a sua relação com os fatores do clima?
4)  Como a variação da latitude pode influenciar no clima?
5)  Como a variação da altitude pode influenciar no clima?
6)  O que são as massas de ar e como elas influenciam no clima?
7)  As seleções europeias que jogaram na Arena de Manaus sofreram muitas dificuldades por causa do clima quente e úmido. Por que o clima nesta cidade é assim?
8)  O que são as correntes marítimas e como elas são movimentadas?
9)  Qual a influência das correntes marítimas no clima?
10)         Qual a influência da vegetação no clima?
11)         Qual a influência do relevo no clima?
12)         Explique o que é a umidade da atmosfera e a umidade relativa.
13)         Explique o que é a pressão atmosférica:
14)         A ocorrência de chuva depende de quê? Explique os três tipos de chuvas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.