terça-feira, 14 de junho de 2016

TIPOS DE CLIMA E FENÔMENOS CLIMÁTICOS - 1° ANO

Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:     1º Ano – Ensino Médio  
Disciplina: Geografia  -  2016

Tipos de climas e fenômenos climáticos

·        Tipos de climas
1 – Polar ou glacial
2 – Temperado e frio
3 – Mediterrâneo
4 – Tropical
5 – Equatorial
6 – Subtropical
7 – Árido ou desértico
8 – Semiárido

  • Polar (ou glacial)
Ocorre em regiões de latitudes elevadas, próximas aos círculos polares Ártico e Antártico, onde, por causa da inclinação do eixo terrestre, há grande variação na duração do dia e da noite e, consequentemente, na quantidade de radiação absorvida ao longo do ano. São climas que se caracterizam por baixas temperaturas o ano inteiro, atingindo no máximo 10°C nos meses de verão, em regiões em que a camada de neve e gelo que recobre o solo derrete e o dia é muito mais longo que a noite

  • Temperado e frio
É apenas nas zonas climáticas temperadas e frias que encontramos uma definição clara das quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
No clima temperado oceânico a amplitude térmica é menor e a pluviosidade, maior. No clima temperado continental as variações de temperatura diária e anual são bastante acentuadas e os índices pluviométricos são menores.

  • Mediterrâneo
Regiões que apresentam esse clima têm verões quentes e secos, invernos amenos e chuvosos.

  • Tropical
As áreas de clima tropical apresentam duas estações bem definidas: inverno, geralmente ameno e seco; e verão, geralmente quente e chuvoso.

  • Equatorial
Ocorre na zona climática mais quente do planeta. Caracteriza-se por temperaturas elevadas (médias mensais em torno de 25°C), com pequena amplitude térmica anual, já que as variações de duração entre o dia e anoite e de inclinação de incidência dos raios solares são mínimas.

  • Subtropical
Característico das regiões localizadas em médias latitudes, como Buenos Aires,  nas quais já começam a se delinear as quatro estações do ano. Tem chuvas abundantes e bem distribuídas, verões quentes e invernos frios, com significativa amplitude térmica.

  • Árido ou desértico
Por causa da falta de umidade, caracteriza-se por elevada amplitude térmica diária e sazonal.

  • Semiárido
Clima de transição, caracterizado por chuvas escassas e mal distribuídas ao longo do ano. Ocorre tanto em regiões tropicais, onde as temperaturas são elevadas o ano inteiro, quanto em Zonas temperadas, onde os invernos são frios.

  • Climograma
É um gráfico que mostra os índices médios mensais de precipitação (normalmente em barras) e a temperatura (normalmente em linha) de uma determinada região.

Fenômenos climáticos

·        Inversão térmica
A inversão térmica, um fenômeno natural que geralmente ocorre nas primeiras horas da manhã, consiste na inversão de camadas na atmosfera: o ar frio fica abaixo e o ar quente, acima. Ao ocorrer em centros urbanos, impedindo a circulação atmosférica vertical, dificulta a dispersão do ar frio carregado de poluentes que está relativamente próximo do solo, agravando sobremaneira o problema da poluição.

·        Ilhas de calor
É um fenômeno típico das grandes metrópoles, devido ao elevado índice de edificações e de impermeabilização do solo, particularmente nas zonas centrais, o que causa maior irradiação de calor, que eleva as temperaturas.

·        Efeito estufa
O efeito estufa, ao que tudo indica, é causado pela elevação do índice de alguns gases na atmosfera, como o dióxido de carbono e o metano, que têm a propriedade de absorver calor, provocando a elevação das temperaturas médias do planeta.

·        Consequências do efeito estufa
A conseqüência provável da intensificação do efeito estufa é a mudança dos climas de diversas regiões, em função das alterações provocadas na circulação atmosférica. Numa previsão catastrófica, poderia fundir o gelo das montanhas, das terras cobertas de gelo nos pólos, além de provocar maior dilatação das águas, levando a uma elevação do nível dos oceanos, o que causaria grandes danos às cidades litorâneas.

·        Chuva ácida
A chuva normalmente é levemente ácida. Portanto, quando se fala em chuva ácida, está se falando de uma elevação anormal da acidez como conseqüência do lançamento na atmosfera de SO2 e NO2. O dióxido de enxofre primeiro reage com o oxigênio e vira SO3. Logo em seguida, o trióxido de enxofre, ao reagir com a água em suspensão, transforma-se em ácido sulfúrico ((H2SO4). O dióxido de nitrogênio, por sua vez, ao reagir com a água, transforma-se em ácido nítrico (HNO3) e nitroso (HNO2). Esses ácidos são muito fortes e provocam corrosão de metais, pinturas, monumentos etc., além de acidificarem lagos, muitas vezes até muitos quilômetros de distância, matando espécies e desequilibrando ecossistemas.

·        Protocolo de Kyoto
Em dezembro de 1997, foi realizada em Kyoto (Japão) a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Nessa Conferência foi produzido o Protocolo de Kyoto, que estabelece a diminuição das emissões de gases do efeito estufa. Os países industrializados deveriam reduzir suas emissões combinadas desses gases em pelo menos 5 % em relação aos níveis de 1990 até o período entre 2008 e 2012.
Inúmeros países altamente poluidores se recusaram a ratificar esse protocolo, a começar pelos Estados Unidos, China e Índia. Só os Estados Unidos contribuem com quase 24% do total mundial das emissões do dióxido de carbono na atmosfera.
O grande problema dos tratados ou programas internacionais é que não existem sanções ou penalidades para quem deixa de fazer a sua parte. São mais declarações de intenções e não leis no sentido rigoroso do termo. Contudo, ajudam  a esclarecer a opinião pública, que muitas vezes pressiona o seu governo para que mantenha os compromissos estabelecidos. Algumas autoridades estatais, também passam a ter  mais consciência em relação à enorme dimensão do problema ambiental global.

·   Fontes
- Moreira, João Carlos, Eustáquio de Sene – Geografia : volume único – São Paulo: Scipione, 2005.

- Vasentini, José Villian – Georafia: O mundo em transição – Ensino Médio – São Paulo: Ática, 2010.

QUESTÕES PARA REVISÃO E AVALIAÇÃO DO CADERNO (Escolha pelos menos 5)

1)    Cite três tipos de clima e identifique as suas características:
2)    Onde ocorre o clima tropical? Quais as suas características?
3)    Qual o clima predominante no estado de Goiás? Quais as suas características?
4)    O que é um climograma?
5)    Explique como ocorre o fenômeno inversão térmica:
6)    O que é o efeito estufa e quais as suas consequências?
7)    Explique como ocorre a chuva ácida e quais as suas consequências?
8)    O que estabelece o Protocolo de Kyoto?

9)    Qual o grande problema dos tratados ou programas internacionais sobre o clima?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.