terça-feira, 14 de junho de 2016

O CAPITALISMO COMERCIAL E INDUSTRIAL - 2° ANO

Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:     2º Ano – Ensino Médio
Disciplina: Geografia - 2016

O Capitalismo
  • Conceito
Sistema político-econômico que visa a acumulação de capital através do lucro. Existe o domínio total ou parcial de todos os meios de produção pela iniciativa privada. A sociedade é dividida em classes onde algumas são donas dos meios de produção (burguesia) e outras contribuem apenas com o trabalho (proletariado/trabalhadores)
Surgiu na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV, através da burguesia. Lentamente, se sobrepôs ao feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII.
No Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) o seu desenvolvimento foi mais acelerado e no continente europeu a transição do feudalismo para o capitalismo aconteceu de forma desigual.
  • Características do Capitalismo
Ø    A sociedade é marcada pela “tensão” entre duas classes sociais: a burguesia e o proletariado.
Ø    Propriedade privada dos meios de produção (máquinas equipamentos, matérias-primas, terras necessárias à produção de bens e mercadorias). No capitalismo, os meios de produção pertencem predominantemente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas.
Ø    Economia de mercado. São as empresas que decidem como, quando, quanto e onde produzir, estabelecendo preço e as condições de circulação das mercadorias, de acordo com a lei da oferta e da procura.
Ø    Concorrência. As empresas buscam oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis, tentando conquistar mais consumidores. A concorrência entre as empresas é benéfica, pois amplia para o consumidor as opções de compra e pode reduzir os preços.
Ø    Trabalho assalariado. O trabalhador recebe um salário por seu trabalho. O salário também é influenciado pela lei da oferta e da procura.
Ø    Lucro. É o principal objetivo da organização da produção. Para aumentar o lucro, os donos dos meios de produção procuram produzir suas mercadorias com o menor custo possível.
  • Fases do desenvolvimento do Capitalismo

- Comercial, Industrial, Financeiro e Informacional
Capitalismo Comercial – Fim do séc. XV até séc. XVIII. Aconteceu durante o período de expansão marítima, quando as potências da Europa Ocidental (Portugal, Espanha, Holanda e França) foram em busca de novas rotas de comércio para as índias. O objetivo era acabar com a hegemonia das cidades italianas no comércio com o Oriente pelo Mediterrâneo.
Aconteceu a escravização e o genocídio de milhões de nativos (América e África). Praticamente tudo era comercializado (perfumes, sedas, tapetes, especiarias e até seres humanos). As mercadorias eram produzidas de forma artesanal.
O acúmulo de capitais era conseguido através das trocas e ficou principalmente nas mãos da burguesia.
Serviu para fortalecer os Estados Nacionais com centralização do poder nas mãos do Monarca. O Poder de um país era medido pela quantidade de metais preciosos que acumulava. Predominou o mercantilismo onde o estado interferia nas relações comerciais. Este mercantilismo levou ao colonialismo (mundo dividido entre as potências mundiais). Acontecia o comércio triangular (escravos da áfrica para as colônias, produtos tropicais para as metrópoles e produtos europeus para a África).
Durante a etapa mercantilista do capitalismo, a exploração econômica das colônias proporcionou grande acúmulo de riquezas nos países europeus, principalmente na Inglaterra, que emerge como principal potência no final desse período.
Capitalismo Industrial – A 1ª Revolução Industrial provocou a transformação da natureza por máquinas a carvão mineral. Houve um aumento significativo da produção de bens e consequentemente o aumento do lucro.
Aconteceu uma expansão das redes de transportes terrestre e marítimo – trem a vapor e barco a vapor).
O lucro vinha na produção de mercadorias.
Karl Marx (1818-1883) desvendou a exploração capitalista:
- Mais valia – todo produto ou serviço está embutido um valor a mais que não é repassado a quem o produziu (acúmulo de lucro).
Nesta fase o regime assalariado foi o mais indicado. O trabalhador apresenta maior produtividade porque tem o seu salário garantido e ainda tem renda para o consumo.
A Industrialização se expande para a Europa (Bélgica, França, Alemanha e Itália) e outros países (E.U.A, Japão e Canadá).      
A principal doutrina econômica utilizada foi o Liberalismo (O Estado não intervém na economia, o mercado é conduzido pela livre concorrência, seus dois principais estudiosos foram:Adam Smith – 1723 – 1790 e Davi Ricardo – 1772 – 1823, ambos britânicos). Muitos usam a expressão “Mão invisível do Mercado” – Palavras francesas (laissez-faire, laissez-passer – deixe fazer, deixe passar).
Criticava o absolutismo e o mercantilismo; defendia, no plano político, a democracia representativa, a independência dos três poderes e a liberdade do indivíduo; e, no plano econômico, o direito à propriedade, a livre-iniciativa e a concorrência. Era contra a intervenção do Estado na economia e favorável à livre ação das forças do mercado. Para seus teóricos, a riqueza vinha da indústria (produção).

·   Fontes
1.   Moreira, João Carlos, Eustáquio de Sene – Geografia : volume único – São Paulo: Scipione, 2005.
2.   Projeto Araribá: geografia/ organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela editora Moderna; editor responsável Fernando Carlo Vedovate. – 3. Ed. – São Paulo: Moderna, 2010.

ATIVIDADES PARA REVISÃO E AVALIAÇÃO DO CADERNO

1)             Qual o conceito de capitalismo? Quando ele surgiu?
2)             Cite e explique pelo menos 3 características do capitalismo?
3)             Cite as duas primeiras fases do capitalismo identificando pelos menos uma diferença entre elas:
4)             Explique quando iniciou a fase do capitalismo comercial e quais eram seus principais objetivos?
5)             Explique o Mercantilismo:
6)             Durante o capitalismo industrial, explique o que a 1ª Revolução Industrial provocou?
7)             De onde vinha o lucro no capitalismo industrial? Como acontecia a exploração capitalista?
8)             Qual a principal doutrina econômica do capitalismo industrial? Explique sua principal característica:

9)             O que o liberalismo defendia no plano político e econômico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.