quinta-feira, 15 de setembro de 2016

GEOPOLÍTICA E ECONOMIA DO PERÍODO PÓS-SEGUNDA GUERRA - 2° ANO

Colégio Est. Deputado Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:     2º Ano
Disciplina: Geografia - 2016
GEOPOLÍTICA E ECONOMIA DO PERÍODO PÓS-SEGUNDA GUERRA
·         Guerra Fria
Foi um período de forte tensão e antagonismo entre as superpotências, Estados Unidos e União Soviética, que, no entanto, restringiu-se ao plano político, ideológico e diplomático, sem um confronto bélico de fato. A Guerra Fria estendeu-se de 1947, com a elaboração do Plano Marshal e da Doutrina Truman, até 1989, com a queda do Muro de Berlim.
·         BIRD e FMI
O Bird – Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento -, mais conhecido como Banco Mundial, teve no pós-guerra o papel de financiador da reconstrução dos países aliados dos Estados Unidos e, posteriormente, passou a se encarregar de financiamentos, a longo prazo, de projetos visando ao desenvolvimento dos países-membros. O FMI – Fundo Monetário Internacional – tinha como objetivo conceder empréstimos a curto prazo para pagar a dívida externa de países-membros com problemas. Deveria zelar também pelo bom funcionamento do sistema financeiro internacional, principalmente pela estabilidade das moedas e do câmbio.
·         Plano Marshall e Doutrina Truman
O Plano Marshall, idealizado em 1947 pelo então secretário de Estado norte-americano George C. Marshall, consistiu na canalização de bilhões de dólares (em torno de U$ 12 bilhões entre 1948 e 1952) aos aliados da Europa ocidental. Visava recuperar a economia desses países, que fora devastada pela Segunda Guerra, consolidando a hegemonia norte-americana no bloco ocidental e garantindo fluxo de produtos e capitais de suas empresas nesses mercados. Além desse interesse econômico, propriamente dito, o plano converteu-se, ao consolidar as economias capitalistas, num sustentáculo da doutrina Truman (presidente norte-americano Henry Truman), que visava conter a expansão da influência soviética na Europa Ocidental, criando alianças militares, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), para isolá-la.
·         Conflito Leste X Oeste
O conflito Leste X Oeste tinha uma forte conotação geopolítica e ideológica durante a Guerra Fria. Opunha as duas superpotências e seus respectivos sistemas sociais, econômicos e políticos, definindo as zonas de influência da União Soviética, socialista com regime de partido único, e dos Estados Unidos, capitalista com regime democrático.
·         Conflito Norte X Sul
O conflito Norte X Sul caracteriza a oposição entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos, ou também chamados países ricos e países pobres, respectivamente. No entanto, esse antagonismo é um tanto reducionista, na medida em que não evidencia a oposição de classe entre ricos e pobres, que bastante acentuada nos países subdesenvolvidos, mas que também existe (e está aumentando) nos países desenvolvidos. Com o fim da Guerra Fria e, portanto, do conflito Leste X Oeste, que era essencialmente geopolítico-ideológico, aflora de forma clara o conflito Norte X Sul, que é predominantemente de natureza econômica. Durante a Guerra Fria, esse conflito era mascarado, colocado em segundo plano por aquele.
·         Símbolos da ordem mundial do período da Guerra Fria
A Alemanha dividida, O Muro de Berlim, a bipolarização militar, muito nítida na Europa separada pela Cortina de Ferro, com a Otan de um lado e o Pacto de Varsóvia do outro.
·         Características da ordem mundial pós Guerra Fria
O mundo pós-Guerra Fria, por muitos chamados de nova ordem mundial, é caracterizado pela emergência de uma realidade geopolítica na qual impera uma única superpotência, os Estados Unidos, o que faz alguns defenderem a idéia de que vivemos num mundo unipolar. Entretanto, com a recuperação do Japão e da Alemanha, com o crescimento da China e a consolidação da União Européia, outros argumentam que vivemos num mundo multipolar. O fato, porém, é que com o final da Guerra Fria e da bipolaridade entre as duas superpotências, o mundo ficou mais instável, imprevisível e emergiram novos focos de tensão, como é o caso dos conflitos étnicos e dos ataques terroristas.
·         Migrações em massa
As migrações em massa se constituem um grave problema decorrente da desigualdade entre o “Norte” e o “Sul”, fenômeno cada vez mais preocupante por causa de suas dimensões sociais, econômicas, culturais e geopolíticas. Milhões de pessoas, a cada ano, estão saindo de seus países em consequência do desemprego, dos baixos salários, da fome e da miséria, aliados ao crescimento populacional nos países subdesenvolvidos, às perseguições políticas e violações dos direitos humanos, comuns em muitos países, e às várias guerras que ocorrem no mundo. Essa multidão de imigrantes, dirige-se sobretudo aos países da OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico – Clube dos Ricos) como os Europa Ocidental, Estados Unidos, Japão e os ricos países produtores de petróleo do Golfo Pérsico.  
Fonte Bibliográfica

MOREIRA, Carlos João, SENE, Estáquio de. GEOGRAFICA, Ensino Médio, volume único, 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.