quinta-feira, 6 de março de 2014

AS PRIMEIRAS SOCIEDADES

Col. Est. Dep. Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:    1° Ano 
Disciplina:   História - 2014
 
“As primeiras sociedades”
 
·        Periodização da pré-história
Paleolítico – período em que predominavam as sociedades de coletores e caçadores. Os seres humanos viviam da caça, da pesca e da coleta de grãos, frutos e raízes. De origem grega (paleo = velho, lítico = pedra – “velha idade da pedra”).
Neolítico – período em que se desenvolveu a agricultura e a criação de animais – as sociedades passaram a produzir seus alimentos. Também de origem grega (neo = novo, lítico = pedra – “nova idade da pedra”)
 
 
·        Paleolítico (99% da existência dos humanos)
Teve início com o surgimento dos primeiros hominídeos até aproximadamente 8.000 a.C.
Os seres humanos da África, Europa , Oriente Médio, Ásia e América confeccionaram suas primeiras ferramentas (de madeira, ossos, chifres e pedras lascadas – Idade da pedra lascada).
Neste período os seres humanos não produziam seus alimentos. Consumiam o que encontravam na natureza (frutos, grãos e raízes) e o que caçavam e pescavam. Quando a região se esgotava mudavam-se para outra. (Caçadores-coletores e nômades).
O controle do fogo e o uso das ferramentas possibilitavam aos seres humanos defenderem-se dos animais perigosos, obter e utilizar mais as plantas comestíveis, cozinhar os alimentos e construir abrigos, tornando-se, assim mais preparados para vencer o frio e a fome.
         A vida dos seres humanos no Paleolítico caracterizava-se por estreito relacionamento com o ambiente natural; apresentava relativa simplicidade cultural, ausência de acúmulo de riqueza e mobilidade. Havia pequenas unidades sociais (bandos ou hordas) formadas por grupos familiares ou de amigos que viviam e trabalhavam em conjunto. A vida dos caçadores não era necessariamente rude e grosseira, e a expectativa de vida, não muito curta. As doenças contagiosas eram raras, pois as pessoas ocupavam áreas muito extensas, o que dificultava o contágio
 
·        Neolítico
Neste período  a pedra recebeu um novo tratamento (de lascada passou à polida) melhorando o seu corte – Idade da pedra polida.
Os seres humanos continuaram a ser coletores-caçadores mas começaram a produzir os seus próprios alimentos através da agricultura e da criação de animais.
A vida dos grupos humanos foi-se tornando, aos poucos, sedentária. Houve crescimento populacional. Com o predomínio de cereais na alimentação, houve redução do tempo médio de vida, devido às carências nutricionais. A vida sedentária levou ao agrupamento de populações mais numerosas, o que aumentou o risco de propagação de epidemias.
Além da agricultura, houve também: aperfeiçoamento técnicos em instrumentos feitos de pedra polida, produção de objetos e utensílios de cerâmica, surgimento de tecelagem e construção de moradias mais duráveis (utilizando madeira, barro e folhagem seca).
A produção agrícola influenciou no crescimento demográfico, pois com o aumento da oferta de alimentos, possibilitou-se o sustento de um grupo maior de pessoas em uma mesma área.
Outra inovação deste período foi o desenvolvimento da metalurgia. Ela representou uma grande conquista tecnológica, possibilitando a produção de instrumentos e objetos resistentes e muito mais variados, como utensílios domésticos, ferramentas de trabalho e armas.
 
·        Civilização
O termo civilização admite vários significados. Para alguns historiadores o termo poderia ser usado para estabelecer evolução ao longo do tempo, caracterizando as sociedades posteriores como mais evoluídas do que as anteriores.
Outros historiadores consideraram que as sociedades humanas são diferentes, mas não podem ser hierarquizadas numa classificação linear.
O termo civilização continua sendo bastante utilizado nos estudos históricos, apenas para referir-se a uma forma própria de organização social.
 
·        Eventos que marcam o surgimento da civilização
- Aparecimento de grupos sociais – ricos e pobres, exploradores e explorados (começam a surgir as diferenças).
- Formação do Estado – governo para administrar e controlar a força militar.
- Divisão social do trabalho -  surgem trabalhadores especializados (metalúrgicos, ceramistas, pastores, sacerdotes, comandantes militares etc.)
- Aumento da produção econômica – com as inovações tecnológicas surge um excedente além do necessário para o consumo.
- Registros escritos -  surgem a escrita, a numeração, o calendário e um sistema de pesos e medidas.
 
·        O crescente fértil
Foi a região onde surgiram as primeiras civilizações. O seu traçado no mapa lembra a lua na fase quarto crescente. Na época abrangia o Egito, Arábia Saudita e Mesopotâmia. Suas principais cidades eram: Tebas, Mênfis, Sais, Jerusalém, Tiro, Sidon, Biblos, Ugarit, Nínive, Babilônia e Susa.
 
Fonte Bibliográfica:
COTRIM, Gilberto, História Global – Brasil e Geral, volume único, 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.