Colégio Est. Deputado Manoel
Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo
Série: 1º Ano – Ensino Médio
Disciplina: Geografia- 2016
A
Geografia na era da informação
·
Informação e espaço geográfico
Falar
ao telefone e utilizar o computador para escrever e-mails, consultar o saldo
bancário, efetuar pagamentos, fazer compras, realizar pesquisas e reservar
ingressos para espetáculos em teatros ou cinemas são ações que fazem parte do
cotidiano de milhões de pessoas. Essas formas de comunicação e de obtenção de
informações e serviços, usando meios tecnológicos, estão tão incorporadas ao
modo de vida, que poucos se dão conta das grandes transformações que elas
envolvem.
Estamos
passando por uma revolução tecnológica com reflexos diversos na sociedade. Ao
mesmo tempo que as novas tecnologias conectam pessoas e mercados em todo o
mundo, também ampliam as desigualdades entre os povos e territórios. Isso
acontece porque muitos estão praticamente excluídos dos avanços tecnológicos,
carecendo até mesmo da infraestrutura básica para o funcionamento de
equipamentos como, por exemplo, a rede de energia elétrica.
Em
grande medida, a informática, a biotecnologia e as telecomunicações movem essa
revolução, formando a base para a construção de uma nova estrutura social, econômica
e histórica que tem sido chamada de Era da Informação.
·
Uso na Geografia
Do
ponto de vista da Geografia, a informática e as telecomunicações possibilitaram
a integração instantânea entre regiões distantes, por meio de rede de
informação que se distribuem por todo o planeta, provocando profundas
transformações na organização do espaço geográfico.
O
espaço geográfico é o conjunto de elementos materiais (naturais e construídos)
sob permanente ação da sociedade, que também faz parte desse espaço, modificando-o
e organizando-o de acordo com as necessidades econômicas, políticas e culturais
em seu processo de evolução histórica.
Nesse
contexto, a Geografia cumpre papel essencial, pois ao fazer uso das novas
possibilidades de análise do espaço geográfico, advindas das novas tecnologias
de informação e comunicação, tornou-se uma importante ciência para o
entendimento de como se produzem e reproduzem as relações humanas (inclusive as
relações de poder), as relações da sociedade-natureza e a dinâmica das transformações
nessa nova fase de desenvolvimento tecnológico e científico.
As
relações entre sociedade e natureza e as que se estruturam dentro da própria
sociedade, e que se estabelecem no espaço geográfico, estão materializadas e se
tornam visíveis nas paisagens.
A
paisagem geográfica é aquilo que se vê (o conjunto dos elementos naturais) e se
percebe (sons, cheiros, movimentos) em determinado momento, em certo trecho do
espaço. Em uma paisagem podem ser observados edifícios, áreas cultivadas, ruas,
ferrovias, igrejas, aeroportos, enfim, os objetos construídos e modificados
pela sociedade ao longo da história. Na paisagem também podem ser observadas
formas naturais (animais, florestas, rios, formas da superfície) e as próprias
pessoas.
·
Ciberespaço e espaço físico
O
espaço físico compreende a paisagem e as ações humanas nele desenvolvidas. O
ciberespaço é um espaço virtual, no qual, sem sai do lugar, podemos ter acesso
a informações oriundas de qualquer parte do planeta, por meio de uma extensa
rede de computadores e sistemas de comunicação.
·
O meio geográfico
O
ambiente onde a sociedade humana desenvolve as suas relações, chamado meio
geográfico, inclui tanto os aspectos naturais como as modificações que os seres
humanos introduzem na natureza com a utilização das técnicas.
Sob
o ponto de vista histórico, o meio geográfico pode ser dividido em três
períodos: meio natural, meio técnico e meio técnico-científico-informacional.
Cada um desses períodos corresponde a uma etapa de evolução técnica pela qual
passou a sociedade humana
O
meio natural: a sociedade viveu a maior parte da sua existência no meio
natural, ainda que impusesse transformações à natureza, com o uso de
ferramentas simples, para a produção de sua sobrevivência. Quando extraía da
natureza seus meios de subsistência, com a caça, a pesca e coleta, o ser humano
era totalmente dependente dela.
Demorou
até que a humanidade desenvolvesse técnicas que lhe possibilitassem o cultivo
do solo, a domesticação dos animais, a construção de abrigos, a confecção de
vestimentas para proteção contra o frio e a criação de ferramentas que
ampliassem suas formas de interferência na natureza.
O
meio técnico: Há cerca de 250 anos, o avanço da ciência criou condições para a
invenção de máquinas que modificaram radicalmente e com muita rapidez o modo de
vida no planeta. A técnica adquiriu papel cada vez mais importante. O conjunto
das técnicas envolvidas no processo de fabricação de mercadorias, na produção
de energia e na circulação de pessoas foi resultado da aplicação prática dos
conhecimentos científicos. As técnicas aplicadas à produção e à organização da
vida social passaram a ser fruto das invenções tecnológicas.
O
meio técnico-científico-informacional: Atualmente, a sociedade vive em um meio
técnico-científico-informacional, caracterizado pela utilização de tecnologias
da informação e comunicações (telecomunicações, informática etc.).
No
meio técnico-científico-informacional, os fluxos de informação ocorrem de modo
instantâneo por uma rede mundial de computadores. A informação é o elemento
fundamental para imprimir agilidade aos processos de uma empresa, elevando sua
competitividade. No meio geográfico atual, os negócios expandiram-se pelos
continentes e elevou-se o volume de mercadorias e de investimentos no mercado
internacional.
Esse
meio técnico-científico-informacional também modificou as relações sociais, o
modo de vida das pessoas, criou novas relações de trabalho, introduziu formas
de lazer e de entretenimento antes inexistentes.
·
Os meios de comunicação de massa
Na
era da informação, os meios de comunicação de massa exercem um papel social
muito importante. Nunca um volume de notícias foi tão grande nem sua difusão
tão rápida. Do mesmo modo, nunca foi tão amplo o poder de manipulação da mídia,
que muitas vezes seleciona ou distorce os acontecimentos divulgados segundo
seus próprios interesses políticos e econômicos.
A
informação, portanto, não é neutra. Ela é selecionada, transmitida e aplicada
segundo o ponto de vista e os interesses de países, empresas, partidos políticos,
movimentos sociais etc.
Com
isso os grandes conglomerados de comunicação acabam controlando a mídia
internacional e exercendo forte influência política e cultural em todos os
países. As grandes empresas de comunicações detêm diversas atividades que envolvem
o jornalismo, o entretenimento e a publicidade. Com essa estrutura,
dificilmente essas empresas se comprometem com o interesse público, voltando-se
não para os cidadãos, mas para os consumidores.
·
Informática e telecomunicações – bases
da Era da informação
Uma
era se define pela existência de características que impactam a vida econômica,
social e cultural da humanidade. O mundo atual vive sob a égide da informática
e das telecomunicações, interligadas em operações que aceleram a velocidade da
transmissão de dados, tornando possível o conhecimento em tempo real de
informações geradas nos quatro cantos do planeta. É por isso que a informática
e as telecomunicações são consideradas as bases tecnológicas da chamada Era da
Informação.
·
A internet
A
internet é uma rede mundial de computadores, criada na década de 1960 como um
sistema de defesa, ligado ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A ideia
era armazenar as informações nos computadores de diversas bases militares
norte-americanas, preservando-as caso um ataque inimigo destruísse uma das
conexões. Além disso, o sistema permitia o controle de mísseis nucleares por
qualquer base militar ligada à rede.
·
A internet vai além do poder dos outros
meios de comunicação
Numa
rede em que as pessoas podem atuar livremente e que tem amplitude mundial, não
é possível controlar ou censurar tudo que se transmite por meio dela. Assim,
ela tanto pode ser utilizada por redes criminosas, incluindo aquelas ligadas à
pedofilia e ao terrorismo, como constituir um canal de manifestação,
organização popular, divulgação científica e educacional, defesa ambiental e
contrainformação (como alternativa às informações e análises oferecidas pela
imprensa considerada oficial).
Fontes Bibliográficas
LUCCI,
Elian Alabi, BRANCO, Anselmo Lázaro, MENDONÇA, Claudio. Território e Sociedade
no mundo globalizado: Geografia, Ensino Médio, volume 1: 1.ed. São Paulo:
Saraiva, 2010.
MOREIRA, Carlos João, SENE,
Eustáquio de. GEOGRAFICA, Ensino Médio, volume 1, 2. ed. São Paulo: Scipione,
2014.
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