quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

NATUREZA, SOCIEDADE E ESPAÇO GEOGRÁFICO - 2° ANO

Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:     2º Ano – Ensino Médio  
Disciplina: Geografia - 2016
Natureza, sociedade e espaço geográfico
·        Condições para o surgimento dos primeiros seres vivos
Entre as condições essenciais ao surgimento de vida na Terra estão o resfriamento da crosta terrestre, cuja acumulação dos gases e vapores expelidos pelos vulcões ao redor do planeta formou a atmosfera primitiva. A condensação desses gases e vapores da atmosfera formaram as primeiras chuvas, que deram origem aos primeiros oceanos. Nos oceanos, há cerca de 3,5 bilhões de anos, criaram-se condições para o surgimento dos primeiros organismos vivos, como as bactérias e as algas unicelulares, base de toda a evolução da vida no nosso planeta.
·        As grandes eras da história geológica da Terra
Com base no desenvolvimento da vida no planeta, a história geológica da Terra foi dividida em quatro grandes eras, estabelecidas em ordem cronológica, da mais antiga para a mais recente, da seguinte maneira:
Ø  Pré-Cambriana (primeiros sinais de vida)
Ø  Paleozoica (vida antiga; paleo = antigo + zoico = vida
Ø  Mesozoica (vida intermediária; meso = meio + zoico = vida)
Ø  Cenozoica (vida recente; ceno = recente, novo + zoico = vida)
·        Os fósseis e o passado geológico da Terra
Com os registros encontrados nos fósseis, ou seja, restos ou vestígios de animais e plantas que ficaram preservados naturalmente, em meio às rochas ao longo de milhões de anos, os cientistas têm condições de identificar as espécies de animais, as plantas e as condições climáticas da época em que eles viveram e, assim, reconstituir as características ambientais das paisagens que existiram em épocas muito remotas.
·        Fósseis marinhos em territórios como Nordeste e bacias dos rios Amazonas e Paraná.
Encontrar fósseis marinhos nessas áreas indica que elas já estiveram cobertas pelas águas oceânicas, decorrentes de transgressões marinhas ocorridas no passado geológico.
·        O tempo geológico
Há aproximadamente 550 milhões de anos (período paleozoico), os primeiros microrganismos deram origem a outros seres vivos mais complexos, como trilobitas, caracóis, medusas e estrelas-do-mar, que passaram a povoar as águas oceânicas. Por volta dessa mesma época, algumas espécies de bactérias, fungos e algas passaram a se desenvolver também fora da água.
Há aproximadamente 400 milhões de anos (paleozoico), surgiram as primeiras plantas terrestres, como samambaias e espécies arbóreas, que formaram os primeiros bosques. Há 350 milhões de anos, a superfície terrestre já era tomada por extensas florestas. A vida marinha também se diversifica com a proliferação dos peixes, dos anfíbios, assim como de animais vertebrados e invertebrados.
Cerca de 200 milhões de anos atrás (período mesozoico), os grandes répteis (como os dinossauros) dominaram a Terra. Nesse período surgiram também os mamíferos e as primeiras plantas com flores. Os dinossauros se extinguiram há cerca de 70 milhões de anos; entre 60 e 40 milhões de anos atrás os mamíferos se espalharam pela superfície da Terra.
Os primeiros ancestrais humanos surgiram provavelmente entre cerca de 4 milhões de anos (período Cenozoico) e 1 milhão de anos atrás. Desde que os primeiros ancestrais humanos surgiram na Terra, o nosso planeta não passou por mudanças climáticas ou geológicas de grandes proporções, mantendo-se praticamente com as mesmas características.
·        A dinâmica natural e a transformação das paisagens
Nos últimos milhões de anos, as características das condições ambientais da Terra permaneceram praticamente as mesmas. Ainda assim, as paisagens da superfície terrestre, tanto as ocupadas pelos seres humanos como aquelas em que os elementos naturais se mantêm quase intactos, continuam sendo criadas e recriadas com constância pela ação dos mais variados fenômenos e processos naturais.
Alguns fenômenos naturais provocam transformações repentinas, deixando marcas muito visíveis nas paisagens terrestres.  Uma violenta erupção vulcânica ou um terremoto, por exemplo, pode causar alterações profundas nas feições do modelado terrestre, criando novas formas de relevo e alterando completamente as características de uma região.
As chuvas torrenciais também podem causar deslizamentos de terras em encostas de morros e montanhas ou, ainda, provocar grandes inundações em vales e planícies fluviais.
A ação contínua dos ventos, por sua vez, pode provocar o deslocamento das dunas de regiões desérticas ou costeiras, sempre modificando a fisionomia dessas paisagens.
Outras modificações nas paisagens ocorrem de maneira muito lenta, até mesmo imperceptível, por meio de processos naturais que atuam continuamente ao longo de milhões e milhões de anos. Entre esses processos, estão:
Os movimentos tectônicos orogênicos, responsáveis pelo soerguimento e formação das grandes cadeias montanhosas da Terra, como a Cordilheira dos Andes, do Himalaia e os Alpes;
A ação erosiva das águas dos rios que, de forma muito lenta, escavam o terreno podendo formar cânions profundos, ou ainda, depositam sedimentos ao longo do seu curso, dando origem a vales e planícies fluviais;
A ação prolongada dos ventos e das chuvas que, lenta e gradativamente, desgastam e esculpem o relevo, criando novas formas no modelado da superfície terrestre.
·        Tempo histórico e tempo geológico
Os mais antigos ancestrais do ser humano viveram na África há cerca de 7 milhões de anos, tempo muito recente quando comparado ao da história geológica da Terra. A origem tão recente do ser humano na história do nosso planeta pode ser facilmente percebida com a seguinte comparação: se fôssemos representar toda a história geológica da Terra em apenas um ano, o ser humano, classificado como gênero homo, surgiu somente às 19h12 do dia 31 de dezembro. Em outras palavras, toda a história humana estaria resumida a apenas algumas horas.
Tempo histórico refere-se ao tempo da existência humana no planeta e remete a algumas dezenas de milhares de anos.
Tempo geológico refere-se à longa história do planeta Terra, marcada por eventos que ocorreram ao longo de milhões e até bilhões de anos.
·        A influência das técnicas humanas na transformação do meio natural
À medida que as técnicas foram aprimoradas, com o surgimento de máquinas e instrumentos mais avançados para a realização de tarefas produtivas, o trabalho humano também passou a intervir e a modificar a natureza, dando origem ao espaço produzido pelo trabalho do ser humano, também conhecido como espaço geográfico. Podemos citar como exemplo a ampliação das áreas cultivadas com lavouras, o crescimento das cidades, as explorações de recursos minerais etc.
·        A humanidade como uma poderosa força ambiental
A ação e as atividades humanas têm grande capacidade de transformação e modificação do ambiente. Muitas vezes, essa intervenção provoca danos ao ambiente e à própria humanidade. Ela, se conseguir se manter viva, precisará rever seu comportamento de força geológica e buscar formas de ocupar ambientes de modo menos agressivo e mais harmonioso, nem que seja apenas por pensar em benefício próprio. Extinções de antigas civilizações humanas por desastres ambientais não são novidade. O Homo sapiens sapiens, como esse nome indica, é uma espécie “inteligente”, que entende hoje as relações de causa e efeito: não temos, portanto, a desculpa da ignorância para repetir os mesmos erros.

Fonte Bibliográfica

MARTINEZ, Rogério, VIDAL, Wanessa Pires Garcia. Novo olhar: geografia, volume 3: 1.ed. São Paulo: FTD, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.