quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

ESTADO, NAÇÃO, PAÍS - 9° ANO

Col. Est. Dep. Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:    9° Ano
Disciplina:   Geografia - 2016
Estado, nação, país, território, população e povo
·                   Estado
É a forma como uma sociedade de homens se organiza politicamente; é o conjunto de leis que regula a convivência dos habitantes de um país.
O estado é fixado em um território próprio e é submetido a um governo independente, que possui soberania em relação aos outros estados internacionais.
Uma nação pode constituir um Estado soberano.
Quando ela ocupa um território e se organiza politicamente, denomina-se Estado-Nação. Na sociedade contemporânea, o Estado-nação é a forma mais difundida de organização da sociedade. Há Estados-nação que abrangem diversas nações, como o Reino Unido (que reúne as nações inglesa, galesa, escocesa e norte-irlandesa).
·       Nação
É a consciência de um sentimento de amor por um determinado local, pessoas, cultura, língua, coisas, etc.
O termo nação pode ser definido como um coletivo humano com características comuns, como a língua e a religião. Os membros dessa coletividade estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais.
Há nações com um Estado constituído, como a Alemanha, o Japão ou Portugal, e há nações que almejam constituir-se como Estado, mas ainda não o são, como os tibetanos e os curdos, espalhados entre a Turquia, o Irã, o Iraque, o Azerbaijão, a Síria e a Armênia.
·       País
É um conceito geográfico. É a terra com suas paisagens e riquezas naturais, é o cenário físico de um estado.
Também podemos definir o país como um território politicamente delimitado por fronteiras com uma unidade político-administrativa, em geral habitado por uma comunidade com história própria.
Todo país tem um Estado constituído, que exerce soberania perante outros países, e uma Constituição.
·                 Território
É a parte física do Estado sobre a qual o Estado exerce sua soberania. O território é delimitado por fronteiras políticas, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira etc., ou artificiais, traçadas sem se considerar esses elementos naturais.
É constituído pelo solo continental e insular, do subsolo, das águas internas, das águas litorâneas ou territoriais, cuja distância varia de 12 a 200 milhas da costa, o território marítimo, o espaço aéreo até onde interessa à segurança nacional. Também fazem parte do território os navios de guerra e mercantes, as sedes das embaixadas diplomáticas em países estrangeiros.
·       População
Conceito-demográfico-aritmético-quantitativo, compõe-se de todas as pessoas que, por quaisquer motivos, em dado momento, estejam dentro das fronteiras territoriais de um Estado, submetidas à sua jurisdição e à sua proteção.
·       Povo
É uma entidade jurídica. Povo é a massa política, o conjunto de cidadãos. Fazem parte do povo apenas aqueles que podem votar e ser votados, eleger e ser eleitos, escolher e ser escolhidos representantes do povo. Portanto, tem um conceito jurídico-político.

Fontes Bibliográficas:
COTRIM, Gilberto, História Global – Brasil e Geral, volume único, 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
OLIVEIRA, Nelci Silvério de, Teoria Geral do Estado, 2ª ed. ver. e atual. Goiânia: AB, 2004.
Projeto Araribá: geografia/ organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela editora Moderna; editor responsável Fernando Carlo Vedovate. – 3. Ed. – São Paulo: Moderna, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.