quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O CAPITALISMO, SOCIALISMO E GUERRA FRIA - 9° ANO

Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:     9º Ano – Ensino Fundamental
Disciplina: Geografia -2016

O Capitalismo, Socialismo e Guerra Fria

O CAPITALISMO
  • Conceito
Sistema político-econômico que visa a acumulação de capital através do lucro. Existe o domínio total ou parcial de todos os meios de produção pela iniciativa privada. A sociedade é dividida em classes onde algumas são donas dos meios de produção (burguesia) e outras contribuem apenas com o trabalho (proletariado/trabalhadores)
Surgiu na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV, através da burguesia. Lentamente, se sobrepôs ao feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII.
  • Características do Capitalismo
Ø A sociedade é marcada pela “tensão” entre duas classes sociais: a burguesia e o proletariado.
Ø Propriedade privada dos meios de produção (máquinas equipamentos, matérias-primas, terras necessários à produção de bens e mercadorias). No capitalismo, os meios de produção pertencem predominantemente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas.
Ø Economia de mercado. São as empresas que decidem como, quando, quanto e onde produzir, estabelecendo preço e as condições de circulação das mercadorias, de acordo com a lei da oferta e da procura.
Ø Concorrência. As empresas buscam oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis, tentando conquistar mais consumidores. A concorrência entre as empresas é benéfica, pois amplia para o consumidor as opções de compra e pode reduzir os preços.
Ø Trabalho assalariado. O trabalhador recebe um salário por seu trabalho. O salário também é influenciado pela lei da oferta e da procura.
Ø Lucro. É o principal objetivo da organização da produção. Para aumentar o lucro, os donos dos meios de produção procuram produzir suas mercadorias com o menor custo possível.
  • Fases do desenvolvimento do Capitalismo
- Comercial, Industrial, Financeiro e Informacional
Capitalismo Comercial – Essa fase foi marcada pela expansão marítima – com as Grandes Navegações iniciadas no final do século XV -, que permitiu aos europeus tomar contato com territórios até então desconhecidos por eles. Esses territórios tornaram-se colônias fornecedoras de mão de obra escrava, matérias-primas e metais preciosos.
            As colônias também eram consumidoras dos bens produzidos nas metrópoles, além de receptoras do excedente populacional europeu.
            O comércio de mercadorias e a exploração das colônias do século XVI ao XVIII possibilitaram a acumulação do capital pela burguesia, daí a denominação de capitalismo comercial.
Capitalismo Industrial – Durante a fase do capitalismo comercial, a acumulação de capital e as crescentes demandas do mercado consumidor levaram os donos de oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias. Essas inovações foram responsáveis pelo surgimento do que hoje conhecemos como indústria.
A Revolução industrial. No século XVIII, teve início na Grã-Bretanha a chamada Revolução Industrial, caracterizada pelo intenso uso de máquinas movidas a vapor, pela divisão de tarefas como resultado da especialização do trabalhador e pelo emprego de mão de obra assalariada.
Como consequência, ocorreu um grande aumento da produção de mercadorias, o que multiplicou os lucros e elevou a concentração do capital. A indústria tornou-se a principal atividade econômica do sistema capitalista. O desenvolvimento do capitalismo industrial fez ampliar ainda mais as trocas internacionais, já que o aumento da produção tornou necessária a busca de novos mercados consumidores e de matérias-primas.
Capitalismo financeiro – Fase caracterizada pela integração entre capital industrial e capital bancário: nessa fase as indústrias incorporam ou criam bancos, ou então os bancos absorvem indústrias. O capitalismo financeiro consolidou-se após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando as empresas associadas às instituições financeiras aumentaram sua influência.
As indústrias realizavam grandes operações de crédito, a fim de garantir capitar para buscar inovações tecnológicas e ampliar a capacidade de produção. Com isso, o capital deixou de pertencer exclusivamente a elas ou aos bancos.
Uma forma de as indústrias garantirem dinheiro para investimentos é vender cotas de suas empresas – as ações – nas bolsas de valores. As ações permitem que pessoas ganhem dinheiro sem a necessidade de participar diretamente da produção de alguma mercadoria.
Capitalismo informacional – Acontece uma nova Revolução industrial, chamada de Revolução tecno-científica ou Revolução Informacional, cuja principal fonte de recursos é o conhecimento.
Principais características:
Ø   O capitalismo passa pela fase informacional-global;
Ø   Começa após a 2ª Guerra Mundial, aproximadamente, aproximadamente a partir de 1970.
Ø   Surge a Internet que proporciona aumento de produtividade econômica e aceleração do fluxo de capitais.
Ø   O Capitalismo continua industrial financeiro.
Industrial – novas tecnologias (robótica)
Financeiro – cada vez mais bits de computador proporcionam uma circulação rápida pelo sistema mundial.
Característica principal: 
Crescente importância do conhecimento.
Na fase industrial as indústrias se instalaram próximas as jazidas de carvão. Na fase informacional elas se instalaram próximas as universidades (Vale do Silício – Informática, telecomunicações, robótica, etc. próximo a Universidade de Stanford)

            O SISTEMA SOCIALISTA
É um modo de produção (sistema de organização política e econômica de uma sociedade) que propõe a construção de uma sociedade sem classes e sem desigualdade.
Para atingir esse fim, o socialismo defende a extinção da propriedade privada: O Estado passa a ter o total controle da produção, com o compromisso de garantir à população a distribuição justa de bens e serviços, como saúde, educação, habitação etc.
  • Características do socialismo
Ø Estatização. As terras e os meios de produção devem pertencer ao Estado, que também define o salário dos trabalhadores.
Ø Economia planificada. O estado é que decide o que e como produzir, para atender às necessidades de bens e serviços de cada indivíduo.
Ø Pleno emprego. Para executar suas várias funções e diminuir as desigualdades sociais, o Estado cria um imenso quadro de funcionários, garantindo emprego a todos.
Ø Relação social. O objetivo era eliminar as diferenças sociais.
  • A experiência russa
O primeiro país a adotar o socialismo como sistema socioeconômico foi a Rússia, em 1917.
Em 1922, formou-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), constituída por quinze repúblicas socialistas, cujo poder central estava concentrado em Moscou, na Rússia.
O modelo de governo instaurado na Rússia e no Leste europeu não seguiu as propostas originais do socialismo. Na verdade, o regime colocado em prática favoreceu uma classe de burocratas estatais (formada pelos dirigentes desses países) que impedia o povo de participar das decisões.

A GUERRA FRIA
  • A ordem bipolar
Após o fim da 2ª Guerra Mundial, criaram-se dois polos de influência: um capitalista e outro socialista.
De um lado estavam os Estados Unidos e os países que compartilhavam sistemas capitalista; do outro lado encontravam-se a União Soviética e outros países que mantinham sistemas socialista. Com isso, a ordem política mundial adquiriu um caráter bipolar.
  • A Guerra Fria
Foi a disputa entre os EUA e a URSS pela hegemonia mundial, um dos períodos mais tensos do século XX. As duas superpotências forneciam armas convencionais a seus aliados, envolvidos em guerras locais, mas lançavam-se em uma corrida espacial e armamentista com armamento nuclear.
  • A Europa dividida
Em 1949, como consequência da bipolarização, os países da Europa alinharam-se nos dois blocos rivais: a Europa Ocidental capitalista, sob a influência dos Estados Unidos, e a Europa Oriental socialista, sob a influência da União Soviética.
  • O Muro de Berlim
O maior símbolo da divisão do mundo entre capitalistas e socialistas foi a construção do Muro de Berlim, em 1961.
O muro foi erguido pelo governo da Alemanha Oriental, para impedir a fuga de seus habitantes para o lado ocidental.
  • O fim do socialismo real e da Guerra Fria
Durante décadas, a URSS investira grande parte de seus recursos financeiros na indústria espacial de armamentos, em prejuízo de outros setores da economia. Além disso, enviava grandes somas para sustentar a economia de outros países socialistas (como Cuba, por exemplo), o que acarretava grandes gastos ao tesouro público. Com isso, os soviéticos não conseguiram acompanhar as economias capitalistas no que diz respeito a investimentos em setores como indústrias de bens de consumo, informática, telecomunicações e agricultura, enfrentando graves crises de abastecimento.
Em 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu o governo soviético e iniciou a abertura do sistema político (glasnost) e a reestruturação econômica (perestroika). Essas mudanças se alastraram pelo bloco socialista e culminaram na dissolução da URSS, o que provocou grandes transformações no cenário político mundial: fim da Guerra Fria, quedas dos regimes pró-soviéticos da Europa Oriental, formação da Comunidade de Estados Independentes (CEI) – que reuniu quase todas as ex-repúblicas soviéticas e adotou o capitalismo como sistema econômico -, entre outras transformações.

·   Fontes
Moreira, João Carlos, Eustáquio de Sene – Geografia : volume único – São Paulo: Scipione, 2005.

Projeto Araribá: geografia/ organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela editora Moderna; editor responsável Fernando Carlo Vedovate. – 3. Ed. – São Paulo: Moderna, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.