domingo, 6 de março de 2016

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL - 2° ANO

Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:     2º Ano – Ensino Médio  
Disciplina: Geografia - 2016
Degradação ambiental
·         Fatores que levaram ao surgimento de problemas ambientais
O modelo de desenvolvimento econômico calcado no avanço da industrialização, no consumismo desenfreado e na exploração cada vez mais intensa dos recursos naturais do planeta constitui o principal fator para o surgimento e agravamento de problemas ambientais.
·         A extensão dos problemas ambientais
Os problemas ambientais adquiriram extensas proporções, atingem áreas mais remotas e inóspitas do planeta, como as regiões polares, que sofrem os efeitos das alterações climáticas desencadeadas pela intensa poluição atmosférica. Os gases tóxicos, que provocam o aquecimento global, extinção de espécies, perda de biodiversidade, desertificação dos solos, chuva ácida, diminuição da camada de ozônio, entre outros, deixaram de ser uma preocupação restrita a um ou outro país, pois as consequências geradas por muitos desses problemas não respeitam as fronteiras nacionais.
·         A escassez de água
Além do aumento do consumo e do desperdício, a diminuição das reservas disponíveis, o desperdício e a poluição dos cursos-d’água, provocada por resíduos industriais, domésticos e agrícola e também pela chuva ácida, também tem contribuído para a escassez da água em diversas regiões do mundo.
·         As atividades agrícolas e a escassez de água
As atividades agrícolas têm provocado a degradação dos recursos hídricos por meio do uso de agrotóxicos, fertilizantes, pesticidas e outros produtos químicos, aplicados em larga escala para aumentar a produtividade das lavouras. Quando chove, as águas carregam as partículas dos compostos químicos para os cursos-d’água e, também, se infiltram no solo, contaminando o lençol freático.
·         Consequências do derramamento de petróleo para as águas oceânicas
Pode ocorrer a intoxicação e morte de peixes, aves e mamíferos marinho, também dificulta a passagem da luz, interrompendo a realização da fotossíntese pelas algas marinhas, causando a morte da flora marinha e também dos animais que dependem dela para a sua alimentação, desencadeando um grande desequilíbrio na cadeia alimentar das águas oceânicas.
·         Poluentes atmosféricos
A poluição do ar consiste no lançamento e acúmulo de partículas sólidas e gases tóxicos que se concentram na atmosfera terrestre alterando suas características.
De maneira geral, os poluentes atmosféricos podem ser produzidos por fontes primárias ou secundárias.
Os poluentes primários são aqueles liberados diretamente das fontes de emissão, como os gases que provêm de queimadas em florestas ou da queima de combustíveis fósseis (petróleo e carvão), lançados do escapamento dos veículos automotores e também das chaminés das fábricas, entre eles, monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2) e metano (CH4).
Os poluentes secundários, por sua vez, são aqueles formados na atmosfera a partir de reações químicas entre poluentes primários e componentes naturais da atmosfera, como o ácido sulfúrico (H2SO4), ácido nítrico (HNO3) e ozônio (O3). A esses poluentes somam-se ainda materiais particulados que abrangem um grande conjunto de poluentes formados por poeiras, fumaças, materiais sólidos e líquidos, que se mantém suspensos na atmosfera.
·         Chuva ácida
A água da chuva, por natureza, é um pouco ácida. Contudo, quando gases tóxicos, como o dióxido de enxofre (SO2) e o dióxido de nitrogênio (NO2), são lançados na atmosfera, ocorre o aumento de sua acidez, pois esses gases reagem com o hidrogênio da água e dão origem a uma água com maior teor de ácido sulfúrico (H2S04) e de ácido nítrico (HNO3). Como consequência, podem ser afetadas lavouras e outros tipos de vegetação por onde essa chuva se distribui, assim como contaminar os lençóis freáticos e corroer estruturas metálicas, construções e veículos.
·         O efeito estufa
Em condições naturais, o aquecimento do planeta Terra ocorre devido à incidência da radiação solar que atinge a superfície terrestre. Grande parte dessa radiação é absorvida pela superfície; o restante é refletido de volta, enquanto uma parte menor escapa para o espaço. Assim a atmosfera do planeta funciona como uma grande estufa natural, pois vapores de água, gases e partículas de poeira em suspensão absorvem e retêm parte da radiação solar, mantendo a Terra aquecida numa temperatura média de 15° C.
Mas a concentração excessiva de gases poluentes, principalmente do dióxido de carbono, do metano, do óxido nitroso e dos clorofluorcarbonetos, provenientes da queima de combustíveis fósseis, como gasolina, óleo diesel e carvão mineral, das queimadas realizadas em florestas e também em pastagens e lavouras após a colheita, vem intensificando a ação do efeito estufa. Lançados em grandes quantidades na atmosfera, mantendo os níveis de aquecimento da atmosfera e da superfície mais elevados do que a média.
·         Aquecimento global
Para um grupo numerosos de estudiosos, representado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), existe uma relação direta entre o aumento da poluição atmosférica e a elevação da temperatura média no globo terrestre, que poderia levar à ocorrência de fenômenos atmosféricos cada vez mais intensos e imprevisíveis.
Por outro lado, na opinião de certos climatologistas, o aumento das temperaturas no mundo estaria condicionado aos ciclos naturais de aquecimento e de resfriamento pelos quais passa o nosso planeta, tendo o ser humano uma interferência bem menos significativa nesse processo.
·         Problemas ambientais existentes no Brasil
Na Região Norte existe o arco do desmatamento, contaminação do solo e da água por atividades de garimpo e mineração; Na Região Nordeste: risco de desertificação; Zona litorânea: contaminação por derramamento de petróleo e derivados e contaminação do solo e da água por agrotóxicos; Capitais dos estados: poluição do ar e da água pelas atividades industriais; Região Centro-Oeste: contaminação do solo e da água por agrotóxicos, atividades de garimpo e mineração.
·         A poluição fora dos limites da superfície terrestre
As missões espaciais resultam no chamado lixo espacial, que são peças de dispositivos fora de uso ou perdidos, que ficam em órbita da Terra.
Os detritos podem provocar colisões com outros satélites em uso e importantes para a humanidade. Também podem entrar na atmosfera e atingir a superfície, embora a probabilidade seja remota.
Para resolver o problema do lixo espacial é possível cortar o combustível do satélite e diminuir sua altitude, de forma que penetre na atmosfera e se incendeie; muitos desses equipamentos também têm sido lançados para uma área distante da órbita em que estão, chamada órbita-cemitério.
           
Fonte Bibliográfica

MARTINEZ, Rogério, VIDAL, Wanessa Pires Garcia. Novo olhar: geografia, volume 3: 1.ed. São Paulo: FTD, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.