quarta-feira, 16 de março de 2016

ORIENTAÇÃO, FORMA E MOVIMENTOS DA TERRA - 1° ANO

Colégio Est. Deputado Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:     1º Ano – Ensino Médio  
Disciplina: Geografia  -  2016
 ORIENTAÇÃO, FORMA E MOVIMENTOS DA TERRA

·        Bússola – constitui-se por uma agulha magnetizada, que se movimenta sobre um eixo, e sempre aponta para o norte. Usada há séculos para orientação no espaço geográfico, foi fundamental nas Grandes Navegações, a partir do final do século XV. Hoje é utilizada como instrumento simples e prático de orientação pessoal. Navios e aviões orientam-se por sistemas mais sofisticados.

·        Rosa-dos-ventos – indica os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais com as abreviaturas usadas internacionalmente (em bússolas, cartas náuticas, navegação aérea etc.). Em países de língua portuguesa, o Leste (também chamado Este) muitas vezes é representado por L e o Oeste, por O.

·        Forma e movimento da Terra – Devido à esfericidade da Terra a insolação ocorre de forma desigual. Quanto mais nos afastamos do equador, maior a inclinação com que os raios incidem na superfície da Terra.
- A energia é distribuída por uma área maior;
- A temperatura é menor.

Também, devido a esfericidade e a inclinação da terra, ocorrem as estações do ano;
- 21 e 23/12 – os raios incidem perpendiculares no hemisfério sul (trópico de capricórnio)   =  Solstício de verão no hemisfério sul (solstício de inverno no hemisfério norte);
- 21 e 23/06 – seis meses depois, os raios perpendiculares no hemisfério norte (trópico de câncer)  =  Solstício de verão no hemisfério norte (solstício de inverno no hemisfério sul);
- 20 e 21/03  e 22 e 23/09 – os raios perpendiculares ao equador  = Equinócios.  A iluminação dos dois hemisférios é equilibrada. No hemisfério sul iniciam o outono e a primavera, de acordo com as datas anteriores. No hemisfério norte as estações são invertidas.

Outra conseqüência da esfericidade e inclinação do eixo da Terra é a diferença  na duração do dia e da noite.
- Nos dois dias de Equinócio  =  dia e noite possuem aproximadamente 12 horas em qualquer ponto da Terra na faixa do equador. Nesta faixa não há variação no fotoperíodo.
- No solstício de verão o dia é mais longo e a noite mais curta.
- No solstício de inverno a noite é mais longa e o dia mais curto.

·   Coordenadas geográficas
- Conceito: linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto na superfície da terra. Determinam duas medidas: a latitude e a longitude.
- Paralelos : círculos imaginários medidos a partir do equador. À medida que se afastam para o norte ou para o sul, diminuem de diâmetro. São identificados pela distância chamada “latitude”, medida em graus, variando de 0º a 90º, tanto para o norte quanto para o sul.
- Meridianos: círculos imaginários medidos a partir de Greenwich. Afastam para o oeste e para o leste, mantendo o mesmo tamanho. São identificados pela distância chamada “longitude”, também medida em graus, variando de 0º a 180º, tanto para o leste (E) quanto para o oeste(W).

- Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio – foram identificados através de suas distâncias, medidas em graus, a partir da linha do equador. O Trópico de Câncer está a uma distância de 23º30’ ao norte. Neste ponto traçou-se uma linha paralela. O Trópico de Capricórnio a 23º30’ ao sul.

·   Fusos horários
- Conceito – dividindo-se os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultam 15 graus. Portanto, a cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora, e cada uma dessas 24 divisões recebe o nome de fuso horário.
- Os limites teóricos dos fusos horários seguem como referência o Meridiano de Greenwich.  A partir dele mede-se 7º30’ e depois soma mais 15º e teremos o primeiro fuso horário. Em seguida, a cada 15º teremos novo fuso horário.
- Os limites práticos dos fusos horários são definidos por adaptações feitas pelos países na tentativa de obter o mesmo horário dentro da unidade administrativa.
- Fusos horários brasileiros – por possuir uma grande extensão territorial na direção leste-oeste (34º47’30” E, 73º59’32” W) o Brasil abrange quatro fusos horários. O horário de Brasília, adotado como hora legal brasileira, está a 3 horas defasados em relação ao de Greenwich.

·   Horário de verão
- Horário adotado por alguns estados brasileiros, devido a diferença de fotoperíodo, visando economia no consumo de energia.
- Por causa da diferença de fotoperíodo somente alguns estados adotam o horário de verão. Nos estados mais distantes da linha do Equador a diferença é maior, portanto a adoção da medida resulta em economia de aproximadamente 5% nos horários de pico. Já nos estados próximos ao Equador a diferença no fotoperíodo é pequena e, portanto, a medida não resulta em economia significativa.

·   Fontes

- Moreira, João Carlos, Eustáquio de Sene – Geografia : volume único – São Paulo: Scipione, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.