segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

A REVOLUÇÃO RUSSA - HISTÓRIA 3° ANO

Col. Est. Dep. Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:    3° Ano 
Disciplina:   História - 2017
A REVOLUÇÃO RUSSA
  • A Rússia antes de 1917
Antes de 1917, a Rússia era ainda uma monarquia absolutista, comanda pelo poder forte e centralizado do czar, não limitado por instituições legais e exercido segundo costumes e vínculos mantidos com a nobreza rural e o setor militar. A economia do país era predominantemente rural. A maior parte da população (80%) vivia no campo, em condições muito precárias, e a produção de alimentos era insuficiente para atender a todas as suas necessidades. Durante o governo do czar Nicolau II (1894-1917), a industrialização foi impulsionada por capitais estrangeiros concentrados nos centros urbanos populosos (Moscou, São Petersburgo, Odessa e Kiev), onde se formou um proletariado de aproximadamente 3 milhões de pessoas, submetidas a salários baixos e jornadas de mais de 12 horas diárias de trabalho.
  • Menchevique e bolchevique
Menchevique (termo que significa “minoria”) e bolchevique (“maioria”) eram os grupos em que se dividiu o Partido Social-Democrata russo. Os mencheviques defendiam que os operários poderiam conquistar o poder estabelecendo alianças políticas com a burguesia liberal. Já os bolcheviques acreditavam que os trabalhadores poderiam conquistar o poder de forma imediata, pela luta revolucionárias, derrubando a monarquia absolutista e transformando a sociedade russa. Eles propunham a formação de uma ditadura do proletariado, na qual o poder estaria nas mãos de representantes da classe operária.
  • A revolta social de 1905
As principais causas da revolta foi a insatisfação popular e dificuldades econômicas do Império Russo, agravadas pela derrota sofrida na guerra de 1904-1905 contra os japoneses.
Os participantes da revolta foram os operários (que formaram os primeiros sovietes, ou conselhos de operários), camponeses, soldados e marinheiros da cidade de Odessa, onde os tripulantes do encouraçado Potemkin se rebelaram.
O governo do czar Nicolau II acenou com o fim do regime absolutista e a melhoria de condições de vida dos trabalhadores, prometendo realizar importantes reformas, como a convocação de eleições gerais para a Duma (Parlamento), que elaboraria uma Constituição para a Rússia. A Duma continuaria a ser dominada por industriais e proprietários de terra, assegurando tranquilidade aos reformistas, que temiam o caráter socialista da revolta dos trabalhadores.
A revolta fracassou, e os bolcheviques ficaram isolados. O czar não cumpriu as promessas liberais que havia feito. Mas, de acordo com Lenin, principal líder bolchevique, essa derrota fez os revolucionários avaliarem seus erros e suas fraquezas, preparando-se para superá-los.
  • A sociedade russa próxima da revolução
Os acontecimentos importantes que levaram a sociedade russa aos limites de uma revolução popular foram principalmente dois: primeiramente, o não cumprimento das promessas feitas pelo czar, após a Revolução de 1905, o que elevou a tensão social contra o regime; depois, a entrada do Império Russo na Primeira Guerra Mundial, um conflito muito longo para o qual o país não estava preparado, que provocou a morte de milhões de soldados russos, o colapso da economia russa, a destruição da produção agrícola e dos meios de transporte e a elevação estrondosa dos preços dos alimentos, trazendo fome para grande parte da população.
  • Revolução Liberal Burguesa e Revolução Comunista
Revolução Liberal: Foi a primeira fase da Revolução Russa, de março a novembro de 1917, em que as forças políticas de oposição ao czar (socialistas e liberais burguesas) tiraram do poder o czar Nicolau II. Instalando um governo provisório, chefiado pelo príncipe Lvov e formando em sua maioria por políticos liberais. Depois foi liderado pelo socialista moderado Alexander Kerensky. Essa fase caracterizou-se pela implantação de medidas exigidas pela oposição, mas sem que se procurasse resolver os problemas sociais que afligiam os operários e os camponeses; tomou-se a decisão impopular de manter a Rússia na Primeira Guerra Mundial. O termo “branca” é usado porque corresponde à etapa em que o poder foi controlado pelos “brancos”, designação dada aos grupos não bolchevistas (mencheviques, liberais e aristocratas).
Revolução Comunista: Foi a segunda fase da Revolução Russa, de novembro de 1917 a 1918, em que Lenin, de volta à Rússia, passou a liderar a oposição socialista ao governo provisório, organizou o Partido Bolchevique e publicou as Teses de Abril, pregando a formação de uma república dos sovietes. Em 7 de novembro (25 de outubro pelo calendário russo), os bolcheviques tomaram o poder. Essa fase da revolução caracterizou-se pela adoção de medidas que levariam à completa transformação socioeconômica e política da sociedade russa: pedido de paz imediata e consequente retirada do país da Primeira Guerra Mundial; confisco de cerca de 150 milhões de hectares de propriedades dos nobres e da Igreja Ortodoxa, sem indenização, para serem distribuídos entre os camponeses; estatização da economia. O termo “vermelha” é usado porque corresponde à etapa em que o poder foi tomado pelos “vermelhos, designação dada aos bolchevistas.
  • A Guerra Civil
A Guerra Civil foi a terceira e última fase da Revolução Russa, de 1918 a 1920, quando se enfrentaram as forças contrarrevolucionárias (ligadas à monarquia), organizadas para derrubar o governo bolchevique. Este, após violenta guerra civil, conseguiu se manter no poder, valendo-se da resistência militar do Exército Vermelho, liderado por Trotsky. Nesse período, o Partido Bolchevique, que em 1918 mudara o nome para Partido Comunista, firmou sua posição no comando do governo.
  • A estatização da economia
A expressão “estatização da economia” significa a intervenção do governo na vida econômica do país, nacionalizando diversas empresas (bancos, indústrias) e elaborando planejamento para todos os setores econômicos.
  • Nova Política Econômica (NEP)
A NEP (Nova Política Econômica) foi o conjunto de medidas adotado pelo governo soviético, em março de 1921, para reconstruir a nação, depois do chamado “comunismo de guerra”. Algumas medidas foram vistas como retorno a práticas capitalistas: liberdade de comércio interno e de salários, criação de empresas privadas e empréstimos de capitais estrangeiros. Ao Estado cabia a supervisão geral da economia e o controle dos setores vitais: comércio exterior, sistema bancário e indústria de base.
  • O papel do Partido Comunista na estruturação do país
O Partido Comunista tornou-se, após 1921, o único partido autorizado a funcionar no país e, com a criação da URSS e a ascensão de Stalin, passou a dominar a sociedade soviética. Suas ordens eram inquestionáveis, e todos deviam se submeter a elas.
  • Fundação da União Soviética
Em dezembro de 1922, durante o Congresso Panrusso dos Sovietes, foi fundada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), também designada simplesmente União Soviética.
No início, a União Soviética era formada pelas repúblicas da Rússia, Ucrânia, Rússia Branca e Transcaucásia. Posteriormente, foram incorporadas as repúblicas do Usbequistão e Turcomenistão, em 1924, e do Tadjiquistão, em 1929.
A União Soviética era controlada por membros das diversas repúblicas. O órgão máximo do governo era o Soviete Supremo (Legislativo), ao qual competia eleger um comitê executivo (Presidium ou comitê central), dirigido por um presidente com a função de chefe de Estado.
  • Discordância entre Stalin e Trotsky
Lenin, considerado o fundador do Estado socialista soviético, tinha se afastado do governo desde 1922, devido a problemas de saúde, e veio a falecer em 1924. Explodiram, então, as divergências políticas internas no Partido Comunista.
Trotsky propunha a chamada “revolução permanente”, segundo a qual o socialismo deveria ser construído simultaneamente em escala internacional, e Stalin defendia a tese da construção do socialismo em um só país. Essa discussão ganhou peso após a morte de Lenin, quando se iniciou uma luta interna no PCURSS pelo controle do poder:  Stalin saiu vencedor, tendo sua tese aprovada no XIV Congresso do Partido Comunista. Com Stalin como secretário-geral, o Partido Comunista da União Soviética passou a dominar a sociedade soviética: as ordens do partido tornaram-se inquestionáveis.
  • O período de Stalin no poder
A partir de dezembro de 1929, depois de ter expulsado Trotsky da União Soviética e mandado assassiná-lo no México, Stalin concentrou todo o poder em suas mãos, iniciando a era stalinista. Esse período apresentou duas características básicas: por um lado, a transformação do país numa das maiores potências do século XX, com a implantação dos planos quinquenais; por outro, a instalação de uma das mais sangrentas ditaduras do século, destacando-se, de 1936 a 1938, as chamadas depurações stalinistas, em que mais de 5 milhões de pessoas foram presas, torturadas e condenadas ao trabalho em campos de concentração, e cerca de 500 mil foram executadas.

Fonte Bibliográfica:

COTRIM, Gilberto, História Global – Brasil e Geral, volume 3, 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.