segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

ORIGEM HUMANA - HISTÓRIA 1° ANO

Col. Est. Dep. Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:    1° Ano 
Disciplina:   História - 2017
“Origem humana”
·      Criacionismo e Evolucionismo
Criacionismo é uma concepção religiosa da origem humana, narrada na Bíblia.
Evolucionismo é uma concepção científica que se deve ao cientista inglês Charles Darwin, apresentada na obra A origem das espécies (1849). Segundo o criacionismo, o ser humano foi uma criação especial de Deus, ao passo que, de acordo com o evolucionismo, a origem humana foi decorrente de um processo natural de evolução das espécies, por meio da seleção natural.
Pela teoria evolucionista não podemos afirmar simplesmente que o ser humano descende do macaco, pois, por esta teoria, estabelece que os seres humanos e os primatas tiveram um ancestral comum e, posteriormente, trilharam caminhos distintos na evolução das espécies.
·      Fontes pré-históricas
As principais fontes pré-históricas são os fósseis, instrumentos e pinturas que ficaram como vestígios da existência e do modo de vida dos grupos humanos pré-históricos.
·      Fósseis
Fóssil é todo organismo, ou parte dele, que se conservou por muitíssimo tempo, geralmente enterrado. Sua conservação deve-se ao fato de ter permanecido em ambiente favorável à sua preservação, como geleiras, cinzas vulcanizadas, resina de origem vegetal (o âmbar) ou no fundo de mares e lagos.
·      Paleontologia humana e Arqueologia Pré-histórica
A Paleontologia humana é a ciência que estuda os fósseis dos corpos dos seres humanos pré-históricos. Já a arqueologia Pré-histórica estuda os objetos feitos pelos seres humanos pré-históricos, procurando descobrir como eles viviam.
·      Respostas da paleontologia e arqueologia
 As respostas obtidas por paleontólogos e arqueólogos não são definitivas, pois, tanto quanto a história, a paleontologia e a arqueologia são disciplinas que estão sempre em construção. Quando novos fósseis e objetos são encontrados, surge uma nova hipótese para as teorias existentes.
·      A família hominídeos
De acordo com os cientistas, os seres humanos atuais e os seus ancestrais pertencem família dos hominídeos.
Há aproximadamente 2 milhões de anos esta família se dividia em dois ramos principais: os australopithecus e as espécies do gênero homo (Homo habilis, Homo erectus, Homo neanderthalensis e Homo sapiens sapiens.
Os australopithecus viveram na África há 4 milhões de anos. Caminhavam de pé, tinham dentes molares relativamente fortes e resistentes e um cérebro de, e média, 570 cm3 de volume.
O Homo habilis (homem habilidoso), contemporâneo dos Australopithecus, viveu há aproximadamente 2 milhões de anos, na África, tinha um volume cerebral em torno de 700 cm3. Construiu os primeiros instrumentos de pedra e madeira.
O Homem erectus viveu aproximadamente desde 1,7 milhão de anos até cerca de 300 mil anos atrás. Habitou a África e se dispersou pela Europa e Ásia. Não chegou à América nem à Austrália. Tinha cerca de 900 cm3 de volume cerebral. Foi o primeiro a construir instrumentos de pedra com um padrão definido, a caçar sistematicamente e a utilizar o fogo.
Homo neanderthalensis, viveu, aproximadamente de 135 mil até 34 mil anos atrás. Ele apresentava certas características dos seres humanos atuais, como um cérebro grande (1400 cm3), e também algumas do Homo erectus, como paredes grossas da caixa craniana. Tinha altura média de 1,67 m. Já possuía uma linguagem falada, cuidava dos velhos e doentes e praticava rituais no sepultamento.
Homo sapiens sapiens: viveu na África, Ásia, Europa e migrou para a América. Os fósseis mais antigos encontrados até hoje têm cerca de 40 mil anos. Constitui a espécie da qual fazemos parte, com um volume cerebral em torno de 1350 a 1400 cm3. Suas principais características são o desenvolvimento da consciência reflexiva, da linguagem falada e escrita, da técnica, da capacidade de expressão artística, do senso de moralidade.
·      Cultura
Cultura é “o conjunto de respostas que uma determinada sociedade humana dá às experiências por ele vividas e aos desafios que encontra ao longo do tempo”.
·      A diferença
A principal diferença do ser humano em relação aos outros animais é o fato dele ser dotado de um cérebro extraordinário que o torna capaz de criar e descobrir, além disso, o ser humano desenvolveu uma linguagem eficiente para se comunicar com os indivíduos de sua espécie. Mas a principal diferença está no fato de possuir um saber reflexivo, isto é, ele “sabe que sabe”. Refletindo e questionando sobre o que sabe e o que faz, o ser humano realiza uma produção dinâmica – ele pode realizar grandes mudanças em sua forma de viver, pode questionar o passado, modificar o presente e planejar o futuro.

Fonte Bibliográfica:
COTRIM, Gilberto, História Global – Brasil e Geral, volume único, 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
COTRIM, Gilberto, História Global – Brasil e Geral, volume 1, 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.