quinta-feira, 7 de setembro de 2017

MUNDO ISLÂMICO - HISTÓRIA 1° ANO

Col. Est. Dep. Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:    1° Ano 
Disciplina:   História - 2017

Mundo Islâmico

  • Arábia pré-islâmica
Diversos povos viviam na península Arábica, organizados em tribos ou clãs: árabes do litoral – povos sedentários que moravam em cidades próximas da costa, como Meca e Yatrib; árabe do deserto – povos seminômades que viviam em torno dos oásis da península.
A Arábia não teve unidade política até o século VII. Os povos ligavam-se uns aos outros pelos laços de parentesco e por elementos culturais comuns – falavam o mesmo idioma (apesar das variações regionais) e possuíam as mesmas crenças religiosas (eram politeístas).
Na cidade de Meca havia um templo que reunia os ídolos das principais divindades cultuadas à época. Nesse templo encontrava-se também a Pedra Negra, venerada pelos árabes.
A Pedra Negra é uma das relíquias mais sagradas dos povos árabes e do Islamismo. Segundo a tradição, a pedra foi recebida por Abraão das mãos do anjo Gabriel. Provavelmente um pedaço de meteorito, a Pedra Negra atualmente é conservada numa construção chamada Caaba.
A existência do templo na cidade de Meca fazia dela um importante ponto de encontro dos diversos povos da região. Além disso, nos períodos de paz, a cidade transformava-se no principal centro comercial dos árabes, recebendo pessoas e mercadorias de diversos locais.

  • Maomé
Maomé era um mercador da cidade de Meca que fundou o Islamismo e liderou o processo de unificação dos povos árabes. Segundo a tradição islâmica, teria sido escolhido por Deus para ser o último profeta enviado à humanidade. Maomé dizia que os ídolos da Caaba deviam ser destruídos, pois havia um só deus criador do universo. Alá.

  • A perseguição de Maomé
Maomé passou a ser perseguido porque ele colocava em questão a religião politeísta e os ídolos de Caaba, que haviam transformado Meca em um centro comercial e de peregrinação religiosa. Isso provocou a reação dos sacerdotes de Meca, já que, além de atacar a religião que eles representavam, o profeta poderia prejudicar o comércio gerado pelos rituais politeístas na cidade.

  • Hégira
Obrigado a deixar Meca em 622, Maomé refugiou-se em Yatrib (posteriormente denominada Medina, ou “acidade do profeta”). Esse episódio é chamado de Hégira (palavra de origem árabe que significa “emigração”) e marca o início do calendário muçulmano

  • A unificação dos povos árabes
Maomé e seus seguidores difundiram a nova religião em Medina e organizaram um exército de fiéis. O profeta pregava o monoteísmo e a impossibilidade de representar a figura de Alá.
Em 630, conquistaram Meca e destruíram os ídolos de Caaba, exceto a Pedra Negra, considerada símbolo de união. A partir daí, os islamismo expandiu-se pela Arábia, e os diversos povos foram se unificando em torno da nova religião.
Assim, por meio da identidade religiosa, criou-se uma nova organização política e social e formou-se o Estado islâmico, de governo teocrático. Após a morte de Maomé, em 632, o Estado Muçulmano passou a ser governado por califas, que concentravam os poderes religioso, político e militar.

  • Submissão ao Deus único
A religião islâmica prega a submissão plena do ser humano aos preceitos de Alá, o Deus único, criador do Universo. A palavra Alá significa, em árabe, Deus.
O Islamismo é uma das religiões mais influentes na atualidade. Suas cidades sagradas – Meca e Medina -, situadas na atual Arábia Saudita, recebem cerca de 2 milhões de peregrinos muçulmanos no mês sagrado de seu calendário (Ramadã).

  • Princípios básicos
Entre os princípios básicos do Islamismo, destacam-se:
- crer em Alá, o Deus único, e em Maomé, seu profeta;
- fazer cinco orações diárias com o rosto voltado na direção de Meca;
- ser generoso com os pobres e dar esmolas;
- cumprir o jejum religioso durante o Ramadã (mês sagrado).
- ir em peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida.

  • O Alcorão
O Alcorão ou Corão (livro sagrado dos muçulmanos) contém normas religiosas, preceitos jurídicos, morais, econômicos e políticos. O muçulmano, por exemplo, deve rezar cinco vezes ao dia voltado para Meca, deve cumprir jejum durante o Ramadã. Os homens podem exercer a poligamia, mas não podem comer carne de porco.

  • Islã e muçulmano
Do árabe Islam, “submissão”, a palavra islã significa submissão plena do ser humano aos preceitos de Alá. Do árabe muslim, “aquele que se submeteu” a Alá, a palavra muçulmano designa aquele que segue o islamismo.

  • Sunitas e xiitas
Os sunitas (aproximadamente 84% dos muçulmanos atuais) defendem que o chefe do Estado muçulmano – o califa – deve ser alguém com sólidas virtudes morais: honra, respeito pelas leis e capacidade de trabalho. Os xiitas (cuja maioria encontra-se no Irã, no Iraque e no Iêmen) consideram que a chefia do Estado muçulmano só pode ser ocupada por um legítimo descendente de Maomé ou seu parente; eles afirmam que o chefe da comunidade islâmica é uma pessoa diretamente inspirada por Alá e que os fiéis lhe devem obediência absoluta.

  • Diversificação econômica e tolerância
Nas regiões conquistadas, os muçulmanos desenvolveram uma produção agrícola variada graças à construção de grandes obras de irrigação, que tornaram produtivas terras antes estéreis e empobrecidas.
Ao mesmo tempo em que ampliavam seus territórios, os muçulmanos expandiram a atividade comercial, dominando grandes rotas, desde as regiões da atual Índia até a península ibérica.
Também se tornaram habilidosos comerciantes, criando diversos instrumentos jurídicos para a realização dos negócios: cheques, letras de câmbio, recibos e sociedades comerciais.
A cultura e a religião islâmica não foram impostas aos povos das regiões conquistadas, embora muitas pessoas tenham se convertido aos preceitos de Maomé. Historiadores apontam, por exemplo, que as comunidades cristãs e judaicas na península ibérica mantiveram suas crenças, mesmo durante a presença do Império Islâmico na região.

  • O declínio
Os aspectos mais relevantes que levaram ao declínio do Império Islâmico foram: uma série de crises do poder político centralizado, motivados por problemas internos e externos. As crises internas foram provocadas pelas rivalidades entre os califas, levando ao desmembramento do Império e à formação de Estados muçulmanos independentes. Externamente, os árabes foram afetados pela reação dos povos conquistados e pelas lutas pela reconquista de sua autonomia.

  • Cultura árabe
Durante a Idade Média, os árabes assimilaram e reelaboraram produções culturais de diversos povos, criando, ao mesmo tempo, uma cultura rica e singular.
Em muitas situações, eles difundiram aspectos econômicos e culturais do Oriente e do Ocidente. Foi, por exemplo, por intermédio deles que chegaram à Europa inventos dos povos orientais, como a bússola, a pólvora e o papel. E também muitos textos da Antiguidade Clássica, como as obras de Aristóteles. Nas ciências, podemos destacar contribuições árabes nas seguintes áreas: matemática, medicina e química. Também ajudaram à difusão do idioma árabe.

  • Impacto sobre a cultura ibérica
Os muçulmanos chegaram à península ibérica em 711 e lá ficaram quase oito séculos, quando foram definitivamente expulsos. Assim, o domínio árabe impactou fortemente as culturas dos povos português e espanhol, que chamavam os árabes de mouros ou sarracenos. Até hoje, a exuberante arquitetura árabe destaca-se nas ruas, praças e construções de cidades de Portugal e, especialmente, da Espanha.




Fonte Bibliográfica:

COTRIM, Gilberto, História Global – Brasil e Geral, volume 1, 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.