segunda-feira, 4 de setembro de 2017

ESTADO, NAÇÃO, PAÍS, POVO E TERRITÓRIO - GEOGRAFIA 3° ANO

Colégio Est. Deputado Manoel Mendonça
Prof.:   Cássio Vladimir de Araújo 
Série:     3º Ano
Disciplina: Geografia - 2017

·       Estado, Nação, País, População, Povo e Território
Estado: é uma sociedade de homens, fixada em território próprio e submetida a um governo independente, que lhe é originário.
Nação: é a consciência de um sentimento de amor por um determinado local, pessoas, cultura, língua, coisas, etc.
País: é um conceito geográfico. É a terra com suas paisagens e riquezas naturais, é o cenário físico de um estado.
População: conceito-demográfico-aritmético-quantitativo, compõe-se de todas as pessoas que, por quaisquer motivos, em dado momento, estejam dentro das fronteiras territoriais de um Estado, submetidas à sua jurisdição e à sua proteção.
Povo: é uma entidade jurídica. Povo é a massa política, o conjunto de cidadãos. Fazem parte do povo apenas aqueles que podem votar e ser votados, eleger e ser eleitos, escolher e ser escolhidos representantes do povo. Portanto, tem um conceito jurídico-político.
Território: é a parte física do Estado, constituído também, do subsolo, das águas internas, das águas litorâneas ou territoriais, cuja distância varia de 12 a 200 milhas da costa, o espaço aéreo até onde interessa à segurança nacional. Também fazem parte do território os navios de guerra e mercantes, as sedes das embaixadas diplomáticas em países estrangeiros.

·       Formação do território brasileiro
Tratados que delinearam o Brasil
Tratado de Utrecht (1713), assinado entre Portugal e França. Estabelecia que o rio Oiapoque, no norte do atual território brasileiro, limitaria a fronteira do Brasil e Guiana Francesa.
Tratado de Madri (1750), assinado entre Portugal e Espanha. Estabelecia que a Colônia de Sacramento pertencia à Espanha. Em troca, Portugal recebia a área de Sete Povos das Missões, situada em terras do atual Rio Grande do Sul.
Tratado de Santo Ildefonso (1777), assinado entre Portugal e Espanha. Os espanhóis obtinham o território de Sete Povos das Missões e da Colônia do Sacramento e devolviam a Portugal algumas terras que haviam ocupado no atual Rio Grande do Sul. Sentindo-se prejudicados os portugueses exigiram novo acordo.
Tratado de Badajós (1801), assinado entre Portugal e Espanha. Os portugueses ficavam com o território de Sete Povos das Missões e a Espanha garantia para si a Colônia do Sacramento.
Tratado de Petrópolis (1903), assinado pelo ministro do Exterior brasileiro, José Maria da Silva Paranhos Júnior (barão do Rio Branco), e por seu colega boliviano, Cláudio Pinilla. Esse acordo estabeleceu a incorporação do A cre ao Brasil, mediante pagamento de uma indenização, bem como a cessão de uma pequena área em Mato Grosso à Bolívia. Além disso, o governo brasileiro se comprometeu a construir a Estrada de Ferro Madeira – Mamoré (atualmente extinta)

Fontes:
COTRIM, Gilberto, História Global – Brasil e Geral, volume único, 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
OLIVEIRA, Nelci Silvério de, Teoria Geral do Estado, 2ª ed. ver. e atual. Goiânia: AB, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.